4 de abr. de 2012

MASTERCARD LANÇA PROGRAMA DE PAGAMENTOS MÓVEIS PARA NÃO BANCARIZADOS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO


portal Fator Brasil 25/02/2012

A MasterCard (NYSE:MA) acaba de anunciar uma iniciativa internacional chamada MasterCard Mobile Money Partnership Program para ajudar mais de 2,5 bilhões de consumidores em todo mundo que não participam do sistema financeiro a ter acesso aos serviços financeiros formais por meio do telefone móvel.

Para o lançamento do programa, a MasterCard já está trabalhando com parceiros como as empresas Comviva, Sybase 365 e Utiba, com o objetivo que os consumidores possam adquirir bens e realizar serviços por meio de seus telefones móveis em milhões de estabelecimentos físicos e online em todo o mundo, como transferência de dinheiro e pagamento de contas.

O programa Mobile Money atende às necessidades dos consumidores nos mercados em desenvolvimento por meio de um dispositivo de fácil acesso, o telefone móvel. Embora apenas metade dos lares do mundo possuam contas bancárias (e o número é ainda menor nos países em desenvolvimento) sete de cada 10 pessoas ao redor do globo possuem um telefone móvel. Segundo o instituto de pesquisa Juniper Research, espera-se que o mercado combinado de todos os tipos de pagamentos móveis atinja mais de $600 bilhões em todo o mundo em 2013, o dobro do montante atual.

“Com quase cinco bilhões de usuários de telefones móveis em todo o mundo, este programa oferece às pessoas novas opções de pagamento, inteligentes e convenientes por meio de um dispositivo que já está na palma da sua mão", disse Mung Ki Woo, executivo do grupo Mobile da MasterCard Worldwide. “Nosso enfoque é trabalhar com todos os integrantes líderes do ambiente do Mobile Money para oferecer os benefícios do pagamento eletrônico àquelas pessoas que, de outro modo, não teriam acesso aos serviços financeiros formais. Comviva, Sybase 365 e Utiba são parceiros chave de plataformas estratégicas para ajudar a implementar esta visão".

As contas de telefonia móvel, normalmente geridas por operadores de telefonia em parceria com os bancos, oferecem serviços básicos tais como recarga móvel, pagamento de contas e transferências (P2P) dentro da rede. Trabalhando com a Comviva, a Sybase 365 e a Utiba - as primeiras empresas que se uniram ao programa -,a MasterCard está ajudando os operadores de redes móveis e as entidades financeiras a acelerar e expandir o desenvolvimento das ofertas de serviços financeiros a seus clientes. As soluções de serviços financeiros móveis das companhias Comviva, Sybase 365 e Utiba já estão em funcionamento ou em fase de lançamento por mais de 200 operadoras de telefonia e bancos em todo o mundo, alcançando mais de um bilhão de consumidores.

O Mobile Money Partnership Program oferece aos clientes os seguintes serviços MasterCard-Cartões adicionais pré-pagos que os clientes possam utilizá-los em estabelecimentos comerciais onde os cartões MasterCard são aceitos. Contas de cartões virtuais que podem ser utilizadas para pagamentos de eCommerce com uma conta de pagamento móvel de um usuário. Pagamentos “pessoa a pessoa” entre assinantes de dois serviços de pagamento móvel diferentes. Pagamentos remotos ou face-to-face utilizando telefones móveis para bens e serviços em comércios que não aceitam o POS tradicional.

“Como um membro dominante no setor financeiro móvel, a Comviva está em uma posição invejável em termos de escala e de alcance global nos mercados emergentes. Isto nos torna um importante parceiro da MasterCard para lançar seu programa de pagamento móvel. Este programa também oferecerá o impulso adequado para promover a inclusão financeira a nível internacional”, afirma Manoranjan Mohapatra, CEO da Comviva.

“Esta relação entre Sybase 365 e MasterCard melhora nossa capacidade de ativar uma implementação de dinheiro móvel closed loop e de ampliar o ecossistema do Mobile Money em todo o mundo", disse Matthew Talbot, vice-presidente sênior da mCommerce, Sybase 365. “Como parceiro líder da MasterCard, demonstraremos nossa experiência e conhecimento para aproximar operadores e entidades financeiras a fim de criar soluções de serviços financeiros móveis que cheguem a milhões de pessoas em todo o mundo”.

“A aliança com a MasterCard é uma parte fundamental de nossa estratégia de pagamentos convergentes, que requer a interseção de redes de carteiras móveis com redes de pagamentos por meio de cartões. Temos a certeza de que esta iniciativa conjunta acelerará a inclusão financeira . Ampliar os sistemas nacionais de carteiras móveis de nossos clientes para ascender à rede de pagamentos onipresente da MasterCard permitirá que os consumidores não bancarizados participem da economia global”, diz Richard Matotek, co-CEO e cofundador da Utiba.

Perfil-MasterCard(NYSE: MA)[ www.mastercard.com], é uma empresa global de tecnologia e pagamentos. Ela opera a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, lojistas, empresas comerciais e estatais em mais de 210 países e territórios. Com os produtos e as soluções da MasterCard, as atividades comerciais cotidianas – tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerenciar as finanças – ficam mais fáceis, seguras e eficientes para todos. |Twitter @mastercardnews, acompanhe o blog The Heart of Commerce e inscreva-se para receber as notícias mais recentes.

A Comviva é líder global em soluções móveis além de VAS. Com uma ampla carteira de soluções que inclui infraestrutura de VAS, plataformas de entrega de aplicativos e aplicativos para clientes, a Comviva permite que os fornecedores de serviços móveis melhorem a vida dos usuários móveis, e ao mesmo tempo racionaliza custos, acelera o crescimento dos lucros e melhora o valor do ciclo de vida do cliente. As soluções da Comviva são implementadas pelos fornecedores de serviços em mais de 90 países e fazem com que os serviços estejam ativos para mais de um bilhão de clientes em todo o mundo. [ www.comviva.com].

Sybase 365, uma filial da Sybase, Inc. (uma empresa SAP; NYSE: SAP), é líder mundial em prestação de serviços de informação móvel para operadores de telefonia móvel, instituições financeiras e empresas. Oferecemos a nossos clientes a mais ampla oferta em SMS, MMS, GRX, interoperabilidade IPX, soluções comerciais móveis ponta a ponta, mCRM inovador, serviços de marketing móvel e de entrega de conteúdos. A Sybase 365 processa mais de 1,8 bilhões de mensagens diárias, chegando a mais de 900 operadores e 5,5 bilhões de clientes em todo o mundo. [www.sybase.com/365 | Blogs: http://blogs.sybase.com |Twitter em @Sybase.

Perfil-A Utiba dedicou mais de uma década ao desenvolvimento de uma plataforma de serviços financeiros móveis líder do mercado a fim de atingir seu objetivo de conseguir que todos efetuem pagamentos móveis. Implementada em mais de 30 países, a plataforma Utiba Mobility suporta mais de 500 milhões de usuários e processos em mais de 12 bilhões de transações por ano e permite às pessoas enviar dinheiro, pagar contas, receber salários e mais, tudo através de seu telefone móvel. A Utiba, empresa de capitais privados, tem a sua sede em Cingapura, com sete escritórios regionais de vendas, suporte e desenvolvimento em todo o mundo. [www.utiba.com].

Nenhum comentário: