10 de abr. de 2012

ANUIDADE DOS CARTÕES SUBIU ATÉ 270%


O consumidor está pagando mais pela anuidade do cartão de crédito após a padronização e a limitação a cinco das tarifas que podem ser cobradas. O aumento chegou a 270% no caso do cartão American Express Blue na comparação entre os valores cobrados em 2010 e 2011. O aumento da anuidade foi de 166% no cartão Reward do Santander. E de 131% no Ibicard Gold do banco Ibi. A alta foi generalizada, superando 20%.

A PROTESTE enviou ofício à Casa Civil e ao Departamento de Proteção e Defesa do consumidor (DPDC) informando que, além das altas taxas dos juros, o consumidor brasileiro também está sendo penalizado com a cobrança de anuidades elevadas. Das 75 anuidades pesquisadas, 86,6% reajustaram. Apenas dez não alteraram o valor cobrado, ou seja, 13,33%.

A pesquisa também constatou que antes da padronização das tarifas havia mais cartões com anuidade gratuita do que agora. As instituições financeiras usavam a anuidade zero como um chamariz para o consumidor, e compensavam essa “perda de receita” com a cobrança de outros serviços.

Negocie com a administradora

A saída para quem usa o cartão de crédito é ficar atento à data de renovação da anuidade e negociar com a administradora a redução dos valores cobrados e até a isenção informando que caso contrário fará o cancelamento. É importante comparar as condições ofertadas por bancos concorrentes e avaliar se o vale a pena pagar valor maior por um tipo de cartão como o internacional, por exemplo, se não faz muitas compras no exterior.

A PROTESTE tem uma ferramenta que ajuda você a escolher qual cartão de crédito oferece a melhor relação custo/benefício para você. Acesse agora Minha Escolha Certa e confira.

Novas regras, dois cartões

Com as novas regras fixadas pela Resolução 3.919 do Conselho Monetário Nacional (CMN) foram criados dois tipos de cartões de crédito: o básico, exclusivo para pagamento de compras de bens e serviços, com anuidade mínima, e que deve ser oferecido por todos os bancos; e o cartão diferenciado, que pode ser associado a benefícios e recompensas como bônus e pode ter tarifas mais elevadas.

As cinco tarifas que poderão ser cobradas em todos os cartões são anuidade, emissão de 2ª via, saques em dinheiro, pagamento de contas e pedido de aumento emergencial de limite de crédito.



Última atualização em Março de 2012

Nenhum comentário: