1 de abr. de 2012

MENSAGENS DE CELULAR TENDEM A SE SOFISTICAR


jornal Valor Econômico 16/02/2012 - Cibelle Bouças

As operadoras de telefonia móvel que atuam no Brasil poderão desenvolver novos serviços associados ao envio de mensagens de texto (SMS), como estratégia para elevar a receita com serviços de valor adicionado. A avaliação foi feita por Humberto Perissé, diretor da Quanti Pesquisa de Mercado.

"Esses serviços tendem a apresentar uma desaceleração neste ano, o que obrigará as operadoras a encontrar outras formas de elevar a receita", afirmou Perissé. A décima edição do estudo Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam), realizado pelas consultorias Acision Innovation Assured, Quanti e Convergencia Research, indicou que o envio de SMS no país triplicou em um ano, alcançando a marca de 14,1 bilhões de mensagens no terceiro trimestre de 2011 ante o mesmo período do ano anterior. O estudo ouviu 1.493 usuários de celular de todo o país.

Em receita, as operadoras registraram um incremento de 14% com a venda do serviço em relação ao mesmo período do ano anterior, movimentando R$ 964 milhões. O SMS representou 37,1% da receita obtida pelas operadoras com serviços de valor adicionado (SVA) e foi o segundo mais adotado no país em receita, depois da internet móvel. Os serviços de valor adicionado no período tiveram aumento de 36% e somaram R$ 2,6 bilhões. A internet móvel, por sua vez, apresentou uma expansão de 64%, para R$ 1,4 bilhão.

Apesar de haver triplicado no prazo de 12 meses, as vendas de SMS apresentaram desaceleração quando se compara um trimestre com o intervalo imediatamente anterior. No primeiro trimestre de 2011, houve expansão de 27% comparado ao quarto trimestre de 2010. O nível de crescimento encolheu para 23% no segundo trimestre e para 8% no último intervalo verificado.

O fato de o SMS ser usado por 89% dos brasileiros é apontado como outro indicativo de que o serviço tende a crescer pouco em demanda nos próximos anos. Durante a realização da pesquisa, as consultorias perguntaram aos entrevistados se haveria interesse em pagar por alguns serviços de personalização de SMS.

Entre os entrevistados, 44% demonstraram interesse em pagar por um serviço de lembretes de compromissos por SMS. Os serviços de encaminhamento automático de SMS para o correio eletrônico, reenvio automático de mensagens para outros dispositivos e arquivamento de SMS na internet geraram interesse para 43% dos entrevistados.

Uma parcela dos usuários de celular também demonstrou interesse em serviços como encaminhamento de mensagens para outro celular (39% do total), criação de listas de celulares para envio de SMS coletivos (37%), criação de listas de números para bloquear o recebimento de mensagens (35%), entre outros.

De acordo com o levantamento, os usuários de celular estão dispostos a pagar valores entre R$ 3,10 e R$ 5,10 por cada um desses serviços. "Algumas operadoras já realizam testes internos e a perspectiva é que esse tipo de serviço seja lançado no Brasil a partir do segundo trimestre", afirmou Vancrei Oliveira, vice-presidente para América Latina da Acision.

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