4 de abr. de 2012

ASK FORNECERÁ 1,3 MILHÃO DE CARTÕES PARA ÔNIBUS DO PANAMÁ


portal Cardnews 29/02/2012

A Ask, especializada em cartões sem contato para transportes públicos selecionou a Sonda como empresa integradora de sistemas no novo cartão de transporte sem contato no sistema de transportes do Panamá. A cidade, uma das mais emergentes da América Central, está passando por uma modernização radical no sistema de transportes, tanto nos ônibus quanto no metrô, onde a linha 1 está sendo construída desde janeiro.

Congestionamento e problemas no trânsito fazem parte da rotina diária do panamenho. Por essa razão o fluxo através de um sistema de transporte mais eficiente e conveniente.

Metrobus - Em 2010, os primeiros veículos do novo Metrobus chegaram para substituir os antigos “Diablos Rojos” (ou diabos vermelhos, em português), ônibus coloridos que cruzavam a cidade de um ponto para o outro.

O Metrobus irá mudar a vida de 600.000 usuários diários do sistema de transportes públicos, através dos cartões sem contato da Ask, que já estão em funcionamento em algumas grandes cidade do México.

Bilhetagem eletrônica – “Sistemas de bilhetagem eletrônica devem ser convenientes, confiáveis , seguros e expansíveis para endereçar os desafios na área de transportes em cidades com rápida expansão, como no caso a cidade do Panamá”, disse Fabien Kaplanas , diretor de vendas da Ask. “Estamos orgulhosos em fazer parte desse novo sistema de bilhetagem”, complementa.

A tecnologia sem contato otimiza o moderno e conveniente sistema de ônibus do Panamá. Além disso, os cartões sem contato ainda oferecem mais opções de serviços aos passageiros e uma tranquila operação, pois permite ao operador de transportes ter um sistema de cobrança padronizado.

Segundo Rainer Lutz, gerente global AFC da NXP Semiconductors, a plataforma Mifare Plus™ replica a experiência da NXP de mais de 650 sistemas de bilhetagem eletrônica em todo mundo que reflete a necessidade de agilidade nas transações, permitindo a adequação da infraestrutura e envolvendo a criptografia de segurança AES, que garante adicionalmente um nível saudável de custos.

“Essa plataforma permite igualmente as viagens que envolvem diferentes meios de transporte, inclusive pagamentos através de celulares num futuro próximo. Ask e Sonda implementaram de maneira excelente, na América Latina, o sistema de bilhetagem através da plataforma Mifare Plus™”, adiciona Lutz.

Ecologicamente correto – Os cartões sem contato da Ask são baseados na tecnologia ecologicamente correta de antena prateada e um processo que já foi implementado nos cinco continentes por mais de 14 anos. Para esse projeto, a Ask ofereceu também sua vasta experiência e conhecimento na confidencialidade das chaves de segurança, razão a mais para utilizar a tecnologia Mifare Plus™  nos cartões.

“O governo do Panamá desejava melhorar a qualidade dos serviços de transporte para sua população, isso foi essencial para nós na escolha de um parceiro com vasta experiência nesse sistema de bilhetagem eletrônica” , diz Daniel Guerra, gerente de projetos da Sonda. “ A tecnologia da Ask já está em uso – e com sucesso – em várias redes de transporte pelo mundo.”

Na cidade do Panamá, esse novo sistema de transporte irá melhorar a cara da cidade, reduzindo a poluição e incentivando as pessoas a deixaram seus veículos em casa.

Nenhum comentário: