1 de abr. de 2012

PROGRAMA DE FIDELIDADE DA LAN PODE SER INTEGRADO À MULTIPLUS


portal Valor Online 15/02/2012 - Natalia Viri

Em um dos passos de integração da Latam Airlines, companhia aérea a ser formada pela fusão entre TAM e LAN, o LanPass, programa de fidelidade da companhia aérea chilena pode se associar à Multiplus, subsidiária do grupo TAM no ramo de programas de fidelização.

Em entrevista ao Valor, o diretor financeiro da TAM, Líbano Barroso, afirmou que ainda é muito cedo para definir qual estratégia será utilizada na associação, já que, até que a fusão seja concluída, a empresa ainda tem acesso às informações da LAN. “Por enquanto, para todos os efeitos, ainda somos concorrentes”, afirmou.

A expectativa da empresa é de que a formação da Latam seja concluída até o fim deste trimestre. No entanto, um comitê de integração das operações de ambas as empresas, formado no ano passado e composto por consultorias internacionais, está analisando, entre outros pontos, as possibilidades de associação no ramo dos programas de fidelização. E já estimou que as sinergias geradas pelo segmento podem somar entre US$ 15 milhões e US$ 25 milhões anuais.

De acordo com Marco Bologna, presidente da TAM S.A., os programas de fidelidade da TAM e da LAN vão permanecer separados. “Assim como vamos manter as marcas das companhias aéreas depois da fusão, não vai haver mudanças nos programas de milhagem de cada uma das empresas”, assegurou.

Líbano acrescenta que uma das possibilidades é de que a LanPass entre como parceira da Multiplus e os pontos de milhagem da LAN possam ser convertidos em passagens da empresa ou convertidos em pontos Multiplus.

Outra opção é de que o LanPass tenha um relacionamento mais próximo com a empresa de fidelização e, que, a exemplo do TAM Fidelidade — programa de milhagens da companhia aérea brasileira —, as milhagens sejam convertidos diretamente em pontos Multiplus.

Em qualquer um dos cenários, o executivo acredita que a integração do LanPass com a Multiplus não só agregue valor à empresa de fidelização, como abra espaço para uma ampliação de suas operações na América Latina.

No quarto trimestre, a receita adicionada pelo segmento Multiplus no balanço da TAM — que detém 73% do capital da empresa — foi de R$ 362,9 milhões, alta de 93,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor representou 10% do faturamento total gerado pela companhia aérea no período.

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