4 de abr. de 2012

AMERICAN EXPRESS DÁ CRÉDITO PARA CLIENTES USUÁRIOS DE FOURSQUARE


blog Brain Storm9 28/02/2012 - Luiz Yassuda

Em diversos restaurantes, bares e delis (o conceito estadounidense de padaria), um Check-in Special chamou a minha atenção no Foursquare: patrocinado pela American Express, prometia um crédito em $ a cada determinado valor gasto naquele local.

Crédito em dinheiro? Soou interessante.


Off-topic: este lugar tinha um incrível sanduíche de lagosta…

Quando cheguei aqui e fui ler mais a respeito, descobri que o sistema foi testado no SxSW do ano passado. É o que diz o blog oficial do Foursquare. Em junho do ano passado, tornou-se nacional.

O funcionamento parece razoavelmente simples: sincronizar cartão e conta no Foursquare, dar check-in no local, fazer uma compra e o crédito extra já entra no sistema. Veja aqui dois vídeos da época do SxSW feito pelo pessoal do Mashable com o Tristan Walker, do Foursquare:


 

Confesso que não vi nada disso em outubro, na primeira ida a NYC, ao contrário de agora, quando qualquer estabelecimento de fundo de quintal conta com esta Special, o que faz esta iniciativa efetivamente ganhar vida.

Bem legal ganhar algum crédito pelas suas compras em um determinado local, mas nada mais do que cuponagem que qualquer rede mais forte como a Starbucks que encontramos em qualquer esquina de Manhattan conseguiria prover. Entretanto, um desconto interessante em qualquer lojinha numa cauda longa de ticket médio mais baixo pode incentivar o consumo geral. E isto é excelente. É quase o conceito de compra coletiva, mas sem um grande ônus para a loja (até onde entendi) e sem complicação de ter que comprar antes ou esperar a oferta. Tudo ali, ao vivo.

Nenhum comentário: