10 de abr. de 2012

CONSUMIDOR PREFERE BANCOS NO PAGAMENTO DIGITAL


portal Executivos Financeiros 13/03/2012

Na era do pagamento digital, os bancos ainda levam vantagem sobre os novos players no que diz respeito a confiança do consumidor. Em um levantamento da AlixParterns LLP, 70% responderam que confiam na segurança de suas informações pessoais "extremamente bem" ou "muito bem" quando estão no ambiente das instituições fiananceiras.

Enquanto estão usando uma carteira digital, 74% disseram que preferem usar o banco como provedor. Outros 23% preferiram o PayPay e 15% optaram pelo Google.

De acordo com o estudo The Mobile Shopping Revolution, satisfazer as expectativas do consumidores indo ao encontro de suas necessidades de compras e pagamentos rápidos será imperativo para os serviços financeiros que quiserem estar a frente dos concorrentes na corrida pela carteira digital.

Os consumidores estão aumentando o uso de dispositivos móveis em consonância com a carteira digital. Conforme o estudo, 25% dos consumidores com um dispositivo móvel estão atentos ao conceito de carteira digital. O público mais interessado tem entre 26 e 44 anos. Nessa faixa etária, o pagamento digital por dispositivo móvel é conhecido de mais de 30% dos entrevistados.

O interesse do consumidor no conceito de pagamento com carteira digital continuará crescendo assim como os dispositivos móveis irão ganhar mais importância entre os consumidores, além de impulsionar suas decisões, acrescentou o estudo.

Nesse cenário, bancos e outros provedores de serviços financeiros estão bem posicionados para atender uma oferta de carteira digital, assim como os consumidores estão aptos a discernir entre bancos e outros provedores como firmas digitais quando são confiáveis.

Quando os consumidores foram questionados sobre qual meio seria mais apropriado para usar a carteira digital, 74% apontaram os bancos, em comparação com 23% para o PayPal e 15% para o Google.

Pela pesquisa, 70% dos consumidores consideram o banco o ambiente mais seguro para guardar suas informações pessoais "extremamente bem" ou "muito bem". Enquanto isso, outros canais de vendas ficaram com 29%. Google e Apple ficaram com 26%; e Facebook, com 15%.

Considerando ainda a segurança de informações pessoais, apenas 3% dos consumidores afirmou não confiar nos bancos. No entanto, 26% disseram não confiar no Facebook; 15% afirmaram não confiar na Apple; 14%, no Google; e 10%, em outros canais de vendas.

Reforça a credibilidade dos bancos junto ao consumidor, outro dado: 56% dos consumidores acreditam que o banco usa "sempre" ou "geralmente" as informações pessoais da melhor forma possível, enquanto outros canais de vendas ficam com 30%, Google com 27%, Apple com 25%, e Facebook com 19%.

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