23 de jul. de 2010

USO DE CARTÕES DE CRÉDITO PODE CRESCER ATÉ 18% EM CAMPINAS

jornal DCI 31/05/2010 – Milton Paes
Levantamento feito pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) aponta que atualmente cerca de 4,78 milhões de cartões de crédito e débito estão em circulação na cidade, o que representa cerca de 4,5 cartões por habitante. O pagamento por meio de cartões na cidade movimenta cerca de R$ 3,9 bilhões por ano, com cerca de 50,1 milhões de transações.

A aposta é que esses números tendem a crescer com o fim dos contratos de exclusividade entre as bandeiras e as credenciadoras. A partir de 1º de julho acaba, por exemplo, o contrato de exclusividade que a Visa mantém no Brasil com a Cielo rede de meios eletrônicos de pagamentos com cartões de crédito e débito. Com isso, as redes de meios eletrônicos poderão operar com todas as bandeiras num único terminal.

O economista da Acic, Laerte Martins, disse que 45% das transações com cartões são feitas a prazo e as outras 55% à vista. A redução das taxas cobradas no cartão de crédito junto aos comerciantes e consumidores deve provocar um aumento na demanda do produto, na faixa entre 12% a 18% dos números de cartões e de transações.

O CEO da RedeCard, Roberto Medeiros, acredita que a mudança tem sido a principal responsável pelo crescimento no número de captação de novos clientes. No 1º trimestre deste ano, a empresa captou 80 mil novos clientes. Em abril foram 35 mil e a expectativa é de fechar maio com 45 mil totalizando de janeiro a maio cerca de 160 mil novos clientes somados a 1,4 milhão j á existente.

"Nós estamos tendo situações nas quais as construtoras, médicos e dentistas estão querendo se credenciar. Imagina você poder pagar a sua consulta médica parcelada? Está uma febre, um movimento muito grande para se aproveitar desse novo cenário, que é muito mais positivo para o lojista, para o estabelecimento e permite que ele tenha uma única maquininha para todas as bandeiras", comenta.

Roberto Medeiros, que também é vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços, disse que a expectativa de crescimento no setor de cartões é muito positiva para este ano. "Na associação nós estamos fazendo uma previsão de crescimento dessa indústria de 20% esse ano beneficiado pelo crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], mas também muito privilegiado pela migração que as pessoas estão tendo cada vez mais de cheque e dinheiro para o cartão", diz.

Roberto Medeiros destacou a importância da migração das classes sociais que tem ocorrido no Brasil. A ascensão das classes C e D tem possibilitado o acesso ao cartão. "É muito importante porque com a ascensão das classes menos favorecidas ao consumo e também a ter uma conta bancária, a primeira coisa que essa pessoa recebe é um cartão para retirada do dinheiro nos caixas automáticos. Esse mesmo cartão pode ser utilizado na padaria, no açougue, ou seja, em qualquer lugar", completa.

O presidente da Frente Parlamentar do Comércio Varejista, deputado Guilherme Campos Junior (DEM), faz um alerta aos lojistas na hora de escolher a credenciadora. "Os lojistas têm que prestar atenção nos contratos de fidelização que poderão surgir com propostas das credenciadoras que estarão te prendendo durante o período que você estiver fidelizando. É igual à telefonia celular que você tem de assinar algo para um ano. Então, o comerciante e o prestador de serviço têm que tomar cuidado nessa fase de transição para não se amarrar porque as mudanças virão e serão acentuadas", explica.

O deputado federal Guilherme Campos e o CEO da Redecard, Roberto Medeiros participaram na última sexta-feira em Campinas da posse da presidente eleita da Acic Adriana Flosi para o triênio 2010/2013. É a primeira vez que uma mulher assume a sua presidência.

Nenhum comentário: