21 de jul. de 2010

STEFANINI ADERE À ONDA DOS PAGAMENTOS POR CELULAR

A presença de 93 celulares para cada 100 habitantes, segundo dados de março da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), faz com que empresas de tecnologia, operadoras de telefonia e instituições financeiras apostem no crescimento dos programas de pagamento por celular no Brasil. E as companhias de tecnologia também não querem ficar de fora desse mercado potencial, também conhecido como pagamento móvel. Uma delas é a Stefanini, que acaba de anunciar os sistemas de pagamento por celulares como foco neste ano da área de consultoria.

Por isso, a empresa acaba de fazer parceria com a portuguesa Movensis, que tem clientes como o Banco Espírito Santo.A nova área de atuação visa as instituições financeiras, que correspondem a 30% da carteira total de clientes da Stefanini.

A companhia diz negociar com quatro grandes bancos e que vai fechar o primeiro contrato em semanas. A meta é que l0% da receita com a área de consultoria de negócios venha de soluções de pagamento móvel em dois anos. Cerca de 30% da receita total da companhia, que chegará a R$ 1 bilhão em 2010, segundo estimativa do presidente Marco Stefanini, vem hoje de consultoria.

Marcos Monteiro, diretor responsável pela área de consultoria da Stefanini, explica que o avanço do mercado de pagamento por celular não é vantagem de países ricos. Na África, por exemplo, a tecnologia está mais desenvolvida que no Brasil, porque o fator segurança e os altos custos para construção de agências físicas fazem com que a utilização do telefone móvel para transações bancárias estejam avançadas em países como Angola.

O diretor afirma que, apesar do foco na área financeira, a empresa pretende também adaptar sistemas de mobilidade às necessidades de outros segmentos, o varejo, por exemplo. "O consumidor poderá baixar informações dos produtos no celular. Na área de entretenimento, vai ser possível baixar a sinopse de filmes em cartaz nos cinemas, por exemplo".

Concorrência

Como a Stefanini, várias outras companhias de TI perceberam o potencial do mercado de serviços voltados para pagamento por celular e estão se lançando nesse segmento. Para citar apenas alguns exemplos, a alemã GFT declarou que está ampliando seu centro de competência para soluções móveis na Europa e que este será o foco da empresa no Brasil. A brasileira Spring Wireless, especializada em software para celular, também neste ano quer crescer no segmento financeiro, principalmente na área de pagamentos móveis. A estratégia inclui aquisição de companhias estrangeiras que atuem na área.

(jornal Brasil Econômico 13/05/2010 - Carolina Pereira)

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