21 de jul. de 2010

CARREFOUR QUALIFICA ANÁLISE DE CRÉDITO

O Carrefour adotou o software de decisão de crédito e análise de risco da Crivo, há 18 meses, para acelerar os processos de crédito e fraude e ajudar na parametrização das políticas da rede nesta área. A rede utilizava um sistema próprio para gerir suas operações, mas buscava uma solução mais completa para proporcionar mais segurança e padronizar os critérios de decisão de crédito, além de agilizar as análises de cobranças ao cliente.

A necessidade surgiu quando a rede varejista criou, em 2007, sua própria instituição financeira, o Carrefour Soluções Financeiras e, a partir de então, passou a oferecer além do Cartão Carrefour Private Label, entre outros produtos e serviços.

Com a implementação, acoplado ao workflow principal, o grupo financeiro reduziu de forma expressiva o tempo necessário para definir as opções de crédito e financiamento de compras para seus clientes em qualquer loja da rede. A Instituição também conseguiu estabelecer uma metodologia de decisão de crédito e aumentou o número de fontes consultadas durante o processo de análise. Apesar de envolver mais etapas, o tempo de análise diminuiu, passou para vinte segundos, em média.

Marcos Faria, diretor técnico e de suporte do grupo, explica que além de agilizar a consulta em si, o fato de o sistema parametrizar as políticas de crédito da empresa facilitou os processos. “A solução consulta fontes externas e internas em busca de informações cadastrais do cliente, cruza esses dados e define a decisão de crédito com base na política do Carrefour, que é definida no início da utilização do sistema e pode ser alterada e ajustada a qualquer momento”.

De acordo com o executivo, a empresa apresenta melhorias constantes no sistema e realiza adaptações pontuais, de acordo com a necessidade da empresa usuária. “O sistema também tem uma linguagem simples, é visual e isso facilita o uso pela nossa equipe de analistas”, finaliza Faria.

(portal Decision Report 17/05/2010)

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