23 de jul. de 2010

CAIXA TEM INTERESSE NA CETELEM, DO BNP

jornal Valor Econômico 04/06/2010 - Fernando Travaglini
A Caixa Econômica Federal analisa os números da Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas. Os estudos são preliminares, segundo o Valor apurou, e podem vir a resultar em negociação.

O movimento seria estratégico para a Caixa ampliar a participação no crédito ao consumo. A ofensiva no nicho começou em 2009, com a compra de 35,54% do PanAmericano, ganhando acesso ao mercado de veículos e ampliando os canais de concessão às rendas mais baixas.

Conforme noticiado pelo Valor em março, o grupo BNP Paribas resolveu colocar ao menos uma parte do capital da Cetelem à venda no Brasil. A Cetelem Brasil é controladora diretamente pela matriz francesa, não tendo relação societária com o BNP Paribas brasileiro.

Há outro aspecto relevante para a Caixa: o interesse por uma fatia maior em um dos mercados mais cobiçados pelos bancos, o de não-clientes, no qual a Cetelem tem operação atrativa. Nesse mercado, parte importante da receita é capturada em parcerias com varejistas. Há dez anos no Brasil, a financeira tem R$ 3,5 bilhões em crédito consignado. Tem ainda operação de cartões de crédito, com 3,3 milhões de plásticos emitidos com o selo Aura, parte deles, 450 mil unidades, já migradas para a bandeira MasterCard em varejistas parceiros como Submarino, Telha Norte e Armarinhos Fernando. Completando o portfólio, a Cetelem detém participação de 40% no banco Carrefour, que faz o financiamento das vendas na rede no país.

Nenhum comentário: