6 de dez. de 2011

PORTUGAL: UTILIZAÇÃO DE CARTÕES DE CRÉDITO CAIU 15% DESDE 2008

Jornal de Negócios (Portugal) 29/11/2011 – Rita Faria

Em Portugal, o número de cartões de débito aumentou nos últimos quatro anos, enquanto a utilização do crédito por particulares se encontra no nível mais baixo desde 2008.
O estudo “Comportamento Financeiro dos Particulares em Portugal”, apresentado hoje pela MasterCard, revela que o número de cartões de débito continua a aumentar no nosso País, enquanto a utilização do cartão de crédito diminui em 2011 para o valor mais baixo dos últimos quatro anos. Desde 2008, o recurso ao crédito, por particulares, caiu 15,1.

De acordo com Paulo Raposo, country manager da MasterCard Europe para Portugal, é uma tendência que espelha a maior responsabilização e cautela dos consumidores portugueses.

“Os consumidores portugueses estão a demonstrar uma atitude muito responsável, ajustando os seus hábitos, e mudando do crédito para o débito”, explica o responsável. “Este comportamento parece reflectir a situação financeira actual, com uma ligeira contracção do consumo, em consonância com o actual contexto económico”.

As conclusões do estudo indicam que, este ano, o número de cartões de débito registou um ligeiro aumento de 0,4% face a 2010, e de 3,1%, quando comparado com os dados de 2008. No que respeita à sua utilização, 95,6% dos portugueses que possuem cartão de débito admitem utilizá-lo regularmente. Segundo Paulo Raposo, Portugal é, aliás, dos países do mundo que mais recorre ao pagamento electrónico.

Contudo, se aumenta a penetração de cartões de débito no mercado português, diminui, por outro lado, o número de cartões que cada português possui. O número médio de cartões passou de 1,47 em 2008 para 1,42 em 2011.

Já no que diz respeito aos cartões de crédito, o estudo revela que 30,6% dos inquiridos possui este recurso, o que significa uma queda de 1,8% face a 2010, e de 3% face a 2008. No entanto, é a utilização efectiva do cartão de crédito que revela uma queda mais acentuada. Menos 2,7% face ao ano passado, e menos 15,1% em relação a 2008.

Onde os portugueses estão a aumentar o recurso ao crédito é no pagamento de combustível, e de férias ou viagens.

Nenhum comentário: