4 de dez. de 2011

ADYEN ACIRRA DISPUTA EM PAGAMENTO ON-LINE NO PAÍS

jornal Valor Econômico 28/11/2011 - Cibelle Bouças

O mercado brasileiro de internet tem um novo competidor no segmento de pagamentos on-line. A Adyen, empresa com sede na Holanda, instalou um escritório em São Paulo para iniciar a operação no país. A companhia fechou parceria com as operadoras de cartão Mastercard, Visa, American Express (AmEx) e Diners Club International. E firmou contratos com as empresas de pagamento Cielo e Redecard e com os bancos Bradesco e Banco do Brasil.

"A empresa também desenvolve uma integração com os sistemas de pagamento do Itaú Unibanco e outras instituições financeiras", afirma Jean Christian Mies, diretor-geral da Adyen no Brasil.

As empresas de pagamento on-line fornecem tecnologia para interligar sites com os sistemas de pagamento de bancos e operadoras de cartão de crédito. No Brasil, as principais concorrentes são a PagSeguro, do UOL; a MercadoPago, do Mercado Livre; e a Pagamento Digital, do BuscaPé.

O valor investido no Brasil é mantido em sigilo pela companhia. O suporte aos clientes será realizado pela equipe que a empresa mantém em sua matriz, em Amsterdã. A subsidiária brasileira atenderá ao mercado brasileiro, mas a meta, afirma Mies, é tornar a unidade a base de operações para a América Latina. No próximo ano, a Adyen planeja iniciar as operações na Argentina, no Chile e na Colômbia.

No foco da Adyen estão companhias de grande porte, que realizam um alto volume de transações por internet diariamente. Internacionalmente, a Adyen possui uma rede de 1,5 mil empresas clientes, entre elas a rede social Badoo, o site de reservas de hotéis Booking.com, a companhia aérea LAN Chile e a operadora Vodafone.

Fundada em 2006, a empresa cresce a uma taxa média de 20% ao ano. Por ter capital fechado, a companhia não divulga resultados financeiros. O Brasil é o quinto país em que a companhia implanta uma subsidiária. A Adyen também mantém filiais na Alemanha, nos Estados Unidos e em Cingapura.

Entre as companhias que contrataram seus serviços no Brasil estão o grupo de compras coletivas ClickOn, o site de descontos Groupon e o site de comércio de sapatos Shoes4You. "A expectativa sobre a subsidiária brasileira é grande por conta do crescimento do comércio eletrônico no país", afirma Mies.

O mercado brasileiro de comércio eletrônico cresceu em média 35% ao ano nos últimos dez anos. No primeiro semestre, a receita do setor cresceu 24%, para R$ 8,4 bilhões, conforme dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Existem no país entre 250 mil e 300 mil empresas de comércio eletrônico, mas a maioria mantém uma conexão direta com as operadoras de cartão para a efetuação dos pagamentos, o que significa que há um mercado a ser conquistado pelas empresas de pagamento on-line.

Concorrentes da Adyen já fizeram esforços neste ano para atender a essas empresas. A PayPal, pertencente à americana eBay, anunciou neste mês uma parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) para oferecer serviços diferenciados. Mario Mello, presidente da PayPal no Brasil, diz que o objetivo é aumentar a carteira de clientes de 30 mil para 50 mil empresas. "A meta é passar do 15º serviço de pagamento on-line do Brasil para o quinto", diz Mello.

O PagSeguro também reforçou sua atuação, sobretudo entre empresas de varejo on-line de pequeno e médio portes. Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro, diz que o serviço está crescendo neste ano a uma taxa pouco superior a 40%. A base de clientes é de 200 mil lojas e 16 milhões de consumidores. Segundo Dortas, o PagSeguro deve lançar serviços de pagamento on-line até o início de 2012, incluindo a área de pagamento móvel.

A Adyen também pretende lançar serviços de pagamento móvel no país, à medida que avançar a adoção de smartphones, os aparelhos que permitem a realização de operações de pagamento por internet ou com o uso de aplicativos.

A concorrência entre as empresas tende a ficar mais acirrada. Além da holandesa, há perspectiva de que outra competidora chegue ao mercado brasileiro: o serviço de pagamentos on-line v.me, operado pela Visa, que atualmente funciona em versão de teste nos Estados Unidos e no Canadá, e tem previsão de ser lançado globalmente no próximo ano. Na área de pagamento móvel, também é esperada a chegada do Google Wallet, lançado nos Estados Unidos no mês de setembro.

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