4 de dez. de 2011

ENTRE OS ENDIVIDADOS, 73,2% TÊM DÉBITOS NO CARTÃO DE CRÉDITO EM NOVEMBRO

portal InfoMoney 22/11/2011 - Welington Vital de Oliveira

Entre os tipos de dívidas mais comuns dos brasileiros, o cartão de crédito foi o mais apontado em novembro deste ano. Neste mês, 73,2% dos endividados têm débitos no cartão de crédito, seguido por carnês, com 25,8%.

O número de famílias que declaram estar endividadas apresentou queda pelo sexto mês seguido, embora permaneça em patamar inferior ao do ano passado, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio), divulgada nesta terça-feira (22).

No caso do cartão de crédito, os percentuais de endividados até dez e acima de dez mínimos são de 73,4% e 71,7%, respectivamente. Já em relação aos endividados por causa de contas em carnês, os percentuais de endividados até dez e acima de dez mínimos são de 27% e 14,1%, nesta ordem.

De maneira geral, a Peic revelou que, em novembro, 59% dos consumidores do País estão endividados – número inferior ao registrado em outubro, quando 61,2% estavam nessa situação.

Financiamento de carro e crédito pessoal

O financiamento de veículos e o crédito pessoal estão, respectivamente, na terceira e quarta posições na lista de dívidas dos brasileiros, com 10,1% e 9,4% das menções, respectivamente.

Na primeira modalidade, dos devedores que ganham até 10 salários mínimos, 8,4% têm crédito a pagar, ante 21,4% dos que recebem acima desse patamar.

Considerando o crédito pessoal, na análise por faixa de renda, dos que recebem até 10 mínimos, 8,9% têm dívidas desse tipo, enquanto 13,2% dos devedores de maior renda estão nessa situação.

Cheque especial, crédito consignado e financiamento de casa

A Peic ainda revelou que, em novembro, 5,7% dos endividados brasileiros têm débitos no cheque especial. Dos pesquisados de menor renda, 5,4% têm dívidas nessa modalidade de crédito. Já entre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 9,3%.

No crédito consignado, 2,9% dos endividados com até 10 salários mínimos têm pendências nessa modalidade, enquanto entre os que recebem mais o número sobe para 4,8%. No geral, 3,1% dos entrevistados têm dívidas com crédito consignado este mês.

Já no que diz respeito ao financiamento imobiliário, 2,7% dos devedores têm empréstimos a pagar em novembro. Considerando os que ganham até 10 salários, 2,2% têm dívidas com essa modalidade de crédito. Já entre os de maior renda, 6,9% têm débitos com financiamento imobiliário para pagar.

Sobre a pesquisa

A Peic, da CNC, é uma pesquisa mensal, iniciada em janeiro de 2010. Para compilar os dados, a CNC ouviu 18.000 consumidores de todas as capitais do País.

Nenhum comentário: