13 de dez. de 2011

HOJE É DIA DE BOICOTE A ALTAS TAXAS DE CARTÃO NOS EUA

portal iG 11/12/2011

Este domingo, 11 de dezembro, é o “Dia da Transferência de Saldo" de cartão de crédito nos Estados Unidos. A exemplo do "Dia Transferência Bancária" promovido em novembro, quando as pessoas foram encorajadas a tirar seu dinheiro dos bancos grandes e transferi-lo para os pequenos ou cooperativas de crédito, dessa vez a ideia é transferir saldos de cartão de crédito com juros altos para os que praticam tarifas mais baixas.

Ativistas preparam boicote a bancos nos EUA

Segundo reportagem da AOL, o movimento de novembro foi inspirado pela notícia de que o Bank of America pretendia cobrar US$ 5 por mês de seus clientes para usar cartões de débito. O banco desistiu da cobrança, bem como Wells Fargo, EUA Bancorp, JPMorgan Chase, SunTrust, Regions Finance e Citigroup.

Além do foco especificamente sobre os saldos de cartão de crédito, o Dia de Transferência de Saldo é diferente. O homem que iniciou o movimento, Michael Germanovsky, trabalha para uma empresa que faz o dinheiro com aplicações de cartão de crédito. (Germanovsky disse à Associated Press que ele não está agindo em nome da empresa para a qual trabalha).

Brasil

No Brasil, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) lançou no começo de dezembro um site que reúne os valores cobrados pelos principais bancos e empresas emissoras de cartões de crédito no Brasil. Por meio desse novo canal (www.tarifasdocartao.org.br), o consumidor pode consultar e comparar as tarifas de forma rápida e transparente.

Para consultar, o interessado deve clicar em “tarifas por instituição” e, depois, no nome da empresa sobre a qual deseja obter informações. Ela acessará uma página com os valores de anuidade e de cada serviço oferecido pelos diversos tipos de cartões daquele emissor.

O site também permite comparação de tarifas. Ao fornecer as características do cartão desejado e escolher até três emissores diferentes, o sistema apresenta uma tabela comparativa com todos os valores. O perfil do cartão é definido por tipo (pessoa física ou jurídica), bandeira, grupo (básico ou diferenciado) e categoria (Classic, Gold e Platinum, entre outras).

Nenhum comentário: