13 de dez. de 2011

HSBC TRANSFERE SEDE LATINA PARA SÃO PAULO E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

jornal Folha de S. Paulo 07/12/2011 – Maria Cristina Frias

"Não viria para um lugar que vai ser vendido", diz o argentino Antonio Losada, que será o novo executivo-chefe do HSBC para a América Latina, a partir de fevereiro.

Depois de rumores em outubro de que a instituição se desfaria de parte de sua unidade brasileira, o HSBC reafirma seu interesse no país ao transferir a sua sede para a região latina do México para São Paulo, segundo o executivo.

Losada, hoje responsável pela operação do HSBC na Argentina, substituirá o brasileiro Emilson Alonso, no cargo desde 2006, que vai se aposentar e deixar o banco em fevereiro.

A operação brasileira é o quarto resultado do HSBC no mundo. Responde por mais da metade do lucro da instituição na região latina.

O HSBC prepara também outros investimentos no Brasil. "Serão contratadas 500 pessoas para a área de pequenas e médias empresas, além da de mercado de capitais, que pode crescer muito ainda no país", diz Losada.

Esse novo aporte se soma a outros investimentos feitos neste ano, quando já foram contratadas 900 pessoas.

"Com os investimentos nessas áreas, em três anos, esperamos crescer em US$ 4,7 bilhões", afirma o presidente do HSBC Bank Brasil, Conrado Engel.

O impacto da crise para os emergentes poderá vir mais pela redução de financiamento do que por queda da demanda da China por commodities, afirma Engel.

"Tenho certeza de que, se isso ocorrer, o Banco Central usará reservas para prover dólares para o mercado, além de adotar outras medidas, como a do IPI, já tomadas em 2008 e 2009."

Nenhum comentário: