6 de dez. de 2011

CARTÕES SÃO FERRAMENTA PARA RETER OS TALENTOS

jornal Valor Econômico 30/11/2011 - Katia Simões

Luis Ushirobira/Valor











Ronaldo Varela, diretor de negócios da Alelo, dos cartões Visa Vale: "O pequeno empresário quer facilidade, agilidade, pois é ele quem cuida de tudo"


Desde meados da década de 70, o Brasil conta com o sistema de refeição-convênio, que permite às empresas que não possuem restaurante interno oferecer vouchers ou cartões para alimentação a seus colaboradores. Ganhou impulso, contudo, ao integrar a lista de atividades do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Os números desse mercado são estimados, não há estatísticas precisas. Segundo Artur Almeida, presidente da Associação de Empresas de Cartão Refeição e Alimentação Convênio- Assert, cerca de 7 milhões de trabalhadores usam cartões, 55% na modalidade alimentação, ou seja, que permite a compra de alimentos in natura no varejo. "Os usuários compõem apenas uma parcela dos mais de 14 milhões de trabalhadores que integram o PAT, o que prova que o segmento tende a crescer muito nos próximos anos", diz Almeida.

As perspectivas de crescimento, de acordo com os operadores do setor, estão diretamente ligadas à elevação dos níveis de empregos, ao incremento do número de empresas nas cidades de médio porte e ao fato das pequenas empresas usarem o benefício como uma ferramenta de retenção de talentos. "A cada mês, 80% das vendas de novos contratos acontecem pelo canal Ticket Express, que atende micro e pequenas empresas, segmento onde o número de novos parceiros mais cresce", afirma Alaor Aguirre, vice-presidente da Endered Brasil, responsável pela empresa de serviços de alimentação Ticket. Segundo ele, o movimento de interiorização das empresas e o crescimento da demanda em cidades de porte médio também são realidade no segmento. Hoje, a Ticket está presente em 4.800 municípios brasileiros. "Onde tem um carteiro nós estamos, porque atendemos os Correios em todo o país", reforça o executivo. Pioneiros na troca dos vouchers de papel pelo cartão eletrônico nas duas modalidades, alimentação e refeição, a Ticket conta atualmente com 320 estabelecimentos credenciados. "Nosso objetivo é superar a casa dos R$ 20 milhões em vendas novas para clientes de 1 a 500 funcionários em 2011", revela Aguirre.

Quem também acredita na expansão do mercado via micro e pequenas empresas é Geraldo França, diretor-presidente da Sodexo Motivation Solutions no Brasil. "As micro empresas e as consideradas de pequeno porte respondem pela maior parte do quadro de trabalhadores brasileiros e, muitas vezes, desconhecem os benefícios que recebem, como isenção de encargos sociais, redução de acidentes de trabalho, aumento da satisfação da equipe até uma maior integração dos trabalhadores".

Dos 70 mil clientes que compõem a carteira da empresa, 81% são considerados de pequeno porte, para os quais a Sodexo desenvolve soluções sob-medida por meio do uso de vouchers e cartões. São 5,8 milhões de trabalhadores atendidos em uma rede de 295 mil estabelecimentos credenciados no país. Atualmente cerca de 167 milhões de compras em supermercado são feitas com o Cartão Alimentação Pass e mais de 554 milhões de refeições são consumidas por meio do Cartão Refeição Pass Sodexo. "Nosso maior desafio é treinar a equipe de venda, para que os consultores possam entender as necessidades dos clientes, que são muito diferentes entre pequenas e grandes empresas, nas capitais e em cidades menores, a fim de montar soluções certas para cada companhia", diz França.

Com cerca de 20% de participação no mercado, 400 clientes e 32 mil cartões emitidos, a baiana Nutricash lançou recentemente um canal de vendas via web, o Nutricash Express. Voltada especialmente para as micro e pequenas empresas, a ferramenta permite que os empreendedores adquiram vales e cartões a partir de um funcionário registrado. "O canal de vendas também facilita o acesso à compra dos benefícios por empresas que estão fora dos grandes centros urbanos, com entrega dos pedidos em no máximo sete dias", diz Rosana Manica, presidente da Nutricash.

Uma prova de que o segmento está em franco crescimento foi a instituição da Alelo, a mais nova marca de administradora de cartões-benefício e pré-pagos do país, em substituição à marca CBSS lançada em 2003 e conhecida pela gestão dos cartões Visa Vale. "Somos uma empresa multibandeira e multiproduto", diz Ronaldo Varela, diretor de produto, marketing e negócios da Alelo. A empresa tem mais de 5,4 milhões de cartões emitidos, 70 mil empresas-clientes, 3,2 milhões de usuários, 230 mil estabelecimentos conveniados e registra 34 milhões de transações mensais. "Fecharemos 2011 com uma receita de R$ 13 milhões e 33% do mercado."

Há três anos, disposta a expandir sua atuação no segmento de pequenas empresa, a Alelo vem desenvolvendo canais de auto-atendimento, que já são responsáveis por 30% do volume de vendas e 80% do número de novos contratos. "O pequeno empresário quer facilidade, agilidade, pois é ele quem cuida de tudo", diz Varela.

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