4 de dez. de 2011

BAIRRO CRIA CARTÃO DE CRÉDITO PARA USO NO COMÉRCIO LOCAL

portal Tribuna da Bahia 26/11/2011 - Rivânia Nascimento

Aumentar a circulação de dinheiro e movimentar a economia local do bairro do Engenho velho da Federação. Foi com essa finalidade que as Associações de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (FEMICRO-BA), em parceria com comerciantes do bairro, desenvolveu o cartão de crédito chamado Amicro Card. O serviço já está em atividade no bairro de Cajazeiras e agora os moradores e comerciantes do Engenho Velho da Federação também poderão usufruir dos benefícios trazidos pelo cartão.

Seguindo alguns moldes do Cajazeiras Card, os moradores também poderão comprar em todas as redes cadastradas do pequeno comércio às grandes lojas credenciadas, parcelando as compras e sem pagamento de anuidade.

No entanto, algumas mudanças na metodologia foram adotadas no Amicro Card Engenho Velho da Federação, para resolver o problema da comprovação de renda e negativação do nome junto aos órgão de proteção de credito. Segundo o presidente da Femicro-BA, Moacir Vidal, estes critérios impediam a adesão do serviço prejudicando a expansão do comércio local.
Adesão – A adesão funcionará da seguinte forma: os pequenos e micro empresários e o empreendedor individual receberão, através de um núcleo organizado pela Femicro, capacitação através de palestras e acompanhamento de consultores que prestarão todo apoio necessário para atender os lojistas.

O cartão de crédito será disponibilizado para todos os moradores e trabalhadores e adjacências do bairro. Não serão necessários comprovação de renda nem análise de crédito, já que o desconto é feito em folha de pagamento. “O objetivo é fortalecer o micro e pequeno empreendedor e buscar organizar esse segmento, que é responsável por mais de 60% do emprego formal no Brasil,” destaca Moacir Vidal.

Para Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindiloja), a iniciativa é muito relevante para ampliar as oportunidades para o pequeno empreendedor, além de gerar oportunidade de crédito para os moradores da região, mas é importante que o empresário tenha segurança de recebimento em caso de inadimplência.

De acordo Moacir Vidal, os comerciantes têm a total segurança de recebimento das vendas independente da inadimplência dos clientes através da financeira BigCar, que desenvolve trabalhos similares em outros estados do Brasil. Os cartões serão comercializados e distribuídos entre os lojistas no início do mês de dezembro.

Nenhum comentário: