13 de dez. de 2011

MERCADO BRASILEIRO DE CARTÕES CRESCE 24% NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2011

portal Maxpress 08/12/2011 – release Estratégia

Segundo levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o faturamento dos cartões de crédito, débito e de rede/loja no Brasil registrou alta de 24% no terceiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010. A inclusão de novos consumidores no sistema financeiro, a substituição natural dos meios de pagamento em papel por meios eletrônicos e a continuidade do crescimento do consumo das famílias, do emprego e da renda do brasileiro estimularam o resultado, que totalizou R$ 169,6 bilhões.

“Independentemente do cenário econômico, o mercado de cartões ainda tem muito espaço para crescer, devido à migração dos meios de pagamento. O brasileiro está usando cada vez mais o cartão, por perceber seus inúmeros benefícios, como a segurança, a praticidade e a facilidade na hora de pagar suas compras”, afirma Claudio Yamaguti, presidente da Abecs. Esse movimento é impulsionado também pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro e do maior acesso das classes C, D e E aos serviços financeiros.

Quando avaliadas separadamente, as três modalidades de cartão cresceram na mesma proporção em termos de faturamento: 24% a mais do que o registrado no terceiro trimestre de 2010. Os valores registrados foram: R$ 98,5 bilhões em cartões de crédito, R$ 50,1 bilhões em cartões de débito e R$ 21 bilhões em cartões de rede/loja. O número total de transações foi de 2,1 bilhões, aumento de 18%. Nesse quesito, o crescimento por modalidade foi de 17% em cartões de crédito, 21% em cartões de débito e 15% em cartões de rede/loja, totalizando, respectivamente, 875 milhões, 874 milhões e 365,5 milhões de transações.

Quanto ao número total de plásticos em circulação no Brasil, o final do terceiro trimestre registrou 670,7 milhões de unidades, crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. As quantidades por modalidade e os respectivos crescimentos foram de: 166,4 milhões (12%) de cartões de crédito, 262 milhões (7%) de cartões de débito e 242,2 milhões (11%) de cartões de rede/loja. Houve também leve incremento no tíquete médio das operações, de 5%.

Outro fator que continua contribuindo para o crescimento do faturamento de cartões de crédito é o aumento dos gastos dos brasileiros no exterior. O valor total de compras feitas com esse meio de pagamento em outros países foi de R$ 5,5 bilhões no terceiro trimestre do ano, o que representa um crescimento de 18% ante o mesmo período de 2010. O resultado pode ser atribuído à valorização da moeda nacional em relação ao dólar e ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro.

Por região e ramo de atividade

Considerado por regiões do Brasil, o faturamento do mercado de cartões nesses três meses cresceu de forma similar à do terceiro trimestre de 2010. A região Centro-Oeste foi a que mais cresceu em faturamento de cartões de crédito, com 27% – destaque para Goiânia, com aumento de 30%. O crescimento contínuo da região está apoiado na expansão da fronteira agrícola e seu impacto no emprego.

A região Norte registrou o maior aumento em faturamento de cartões de débito, com 27%. O destaque foram as cidades “não capitais”, que cresceram juntas 39%, reflexo da descentralização do uso de cartões. Representatividade de cada região: Sudeste com 66% (crédito) e 62% (débito), Sul com 12% e 15%, Nordeste com 13% e 10%, Centro-Oeste com 7% e 9% e Norte com 3% e 4%.

Em relação aos ramos de atividade, é possível notar a continuidade de ampliação da aceitação dos cartões em nichos não tradicionais. Em faturamento de cartões de crédito, o crescimento foi maior para Outros Serviços e Profissionais Liberais (54%), Demais Comércios Atacadistas e Varejistas (45%), Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos (37%). No caso de cartões de débito, os crescimentos mais acentuados foram em Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos (40%), Demais Comércios Atacadistas e Varejistas (39%) e Comércio Automotivo (28%).

Acumulado e estimativa para 2011

Considerando os resultados acumulados de janeiro a setembro, o mercado totalizou faturamento de R$ 474 bilhões, crescimento de 25% em comparação com o mesmo período de 2010. O número de transações foi de 6 bilhões, aumento de 19%. Nesses nove meses, foram emitidos mais de 36 milhões de novos cartões. Dados os resultados consolidados até o terceiro trimestre e a expectativa de consumo no quarto trimestre, estimulado pelas festas de Fim de Ano e pelo 13º salário dos trabalhadores, a Abecs estima que o mercado de cartões encerre o ano com R$ 667 bilhões de faturamento, com crescimento de 23% em comparação com o resultado apresentado em 2010.

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