13 de dez. de 2011

CAIXA LANÇA SERVIÇO DE COMPRAS PELO CELULAR

jornal Diário do Nordeste 08/12/2011

Os moradores do Conjunto Palmeiras serão os primeiros no Ceará a experimentar um novo modelo de compras. Agora, eles poderão pagar os produtos que adquirerem apenas através do celular. O projeto piloto foi lançado ontem pela Caixa Econômica Federal. No bairro, mais de 20 estabelecimentos já estão preparados para trabalhar com a nova ferramenta. Na prática, a operação ocorre assim: o cliente faz a sua compra e, na hora de pagar, acessa o celular, digita o código do estabelecimento, o valor da transação e a senha do cartão da Caixa. Em seguida, tanto o consumidor quanto o lojista recebem uma mensagem de texto confirmando a compra.

Bolsa Família

Para utilizar o serviço, que é uma parceria da Caixa com a MasterCard, Redecard, Vivo e o Banco Palmas, o morador precisa ser cliente da instituição bancária. Beneficiários do programa Bolsa Família também estão incluídos. A ferramenta funciona em aparelhos comuns e smartphones e deverá atender a mais de mil moradores do Conjunto Palmeira. A expectativa é de que, durante os seis meses do piloto, cada cliente realize em torno de 30 transações através do telefone celular.

Débito no aparelho

O piloto é baseado em um aplicativo desenvolvido pela MasterCard e disponibilizado no chip da operadora Vivo, que acessa a função do cartão de débito no celular. É necessário ter uma conta Caixa Fácil, que inclusive pode ser aberta no próprio Banco Palmas, isenta de tarifas; e o celular com chip da Vivo.

A operadora já está distribuindo chips no bairro, com carga promocional de R$ 10. A aplicação permite também que o consumidor recarregue o celular.

O valor da transação é debitado em conta.

Estímulo à bancarização

O piloto de transações financeiras via celular (Mobile Payment) em comunidades como o que foi implantado no Conjunto Palmeira é inovador no Brasil. O objetivo de implementar o recurso, de acordo com a Caixa, é possibilitar a inclusão bancária e agregar valor, segurança e comodidade à cadeia de consumo. Consequentemente, a ação deverá reverter-se em benefício à própria comunidade.

"A nova ferramenta proporcionará, aos clientes, acesso a novos serviços financeiros, e incrementará a bancarização promovida pela Caixa. O desafio é oferecer tecnologia segura e conveniente, democratizando os serviços financeiros", afirma o diretor executivo de Cartões e Seguros da Caixa Econômica, Mário Neto.

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