6 de dez. de 2011

CARTÃO DE CRÉDITO É PERIGOSO NA MÃO DE JOVENS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

portal InteligemCia 30/11/2011

Neste Natal, estima-se que o comércio eletrônico brasileiro movimente R$ 2,6 bilhões, um crescimento de 20% em comparação ao faturamento no mesmo período no ano passado, segundo dados do e-bit. Diante desse cenário, o especialista em segurança da marca Norton, Bruno Rossini, aponta que a “facilidade para comprar produtos e pesquisar preços popularizou o uso do comércio pela web, mas exige atenção na hora da compra e certos cuidados”.

Além das ameaças externas como vírus de computador, hackers determinados a roubar dados financeiros, sites com lojas de fachada e preços baixíssimos para atrair usuários desatentos, existem também os “riscos internos”, tal como a criança ou adolescente fazendo mau uso do cartão de crédito dos seus pais.

Dados recentes do Relatório Norton Online Family apontam que 46% dos pais no mundo cujos filhos fazem compras online permitem que a criança use o cartão de crédito/débito deles, mas 30% desses pais dizem que o filho às vezes usou sem consentimento e outros 23% reclamaram de gastos excessivos pelos jovens.

“A responsabilidade da despesa pelo cartão compartilhado é do seu titular”, destaca Dr. Renato Opice Blum, presidente do conselho de segurança da informação da Fecomercio – SP. Rossini ainda reforça que “a disseminação de tablets e smartphones facilitou a compra de conteúdo digital, permitindo a transação com poucos toques. Na mão de uma criança, o dispositivo móvel pode virar uma metralhadora financeira se estiver ‘carregada’ com os dados de cartão de crédito de um adulto”.

Para evitar novas dívidas e surpresas no Ano Novo a Norton da Symantec recomenda:

1.Tenha uma solução de segurança ativa e original em sua máquina.
2.Acompanhe a vida digital dos seus filhos por meio de ferramentas como o Norton Online Family.
3.Não deixe os dados de seu cartão de crédito acessíveis aos jovens.
4.Não armazene os seus dados financeiros nos dispositivos dos jovens. Além do eventual mau uso dos dados, as informações podem cair em mãos erradas se o equipamento se extraviar.
5.Cuidado aonde você clica. Use a ferramenta Norton Safe Web para evitar a sua navegação em sites perigosos.
6.Ensine seu filho a nunca responder um spam e sempre apagar as mensagens indesejadas.
7.Crie senhas originais e complexas.
8.Converse com seu filho sobre fraudes na Internet e publicidade enganosa.

Mais informações sobre o Relatório Norton Online Family 2011: http://cybercrime.sdev.net/build/pt-br/
Caso tenha interesse em abordar este tema com um especialista em segurança da Norton ou com o Dr. Renato Opice Blum, entre em contato com Murilo Afini, 11 3017 5300 r. 223.

Nenhum comentário: