13 de dez. de 2011

FREQUENTADOR DA AVENIDA PAULISTA VAI MAIS AO BANCO E COMPRA ATÉ 11 VEZES MAIS QUE EM OUTROS BAIRROS DE SP

portal R7 08/12/2011

Os frequentadores da avenida Paulista, em São Paulo, são mais bancarizados e compram até 11 vezes mais mercadorias e serviços que os moradores de outras regiões da cidade. Os dados estão em uma pesquisa do Instituto Data Popular divulgada nesta quarta-feira (7) para lembrar os 120 anos de vida da via, aniversário comemorado nesta quinta-feira (8).

O estudo indica que 94% dos transeuntes da região da Paulista têm conta corrente, seis em cada dez têm limite de crédito em conta, 89% possuem cartão de débito, 66% têm cartão de crédito, 25% detêm cheque, 40% têm cartão de loja e 20% já fizeram empréstimos.

Por outro lado, os moradores da região metropolitana da capital apresentam percentuais bem menores: 53% têm conta corrente, 16% têm limite de crédito na conta, 51% têm cartão de débito, 37% têm cartão de crédito, 16% possuem cheque, 17% têm cartão próprio de loja e só 5% tomam empréstimo.

A pesquisa foi feita em junho deste ano na avenida Paulista e ouviu a opinião de 200 pessoas com idades a partir de 18 anos. Os dados foram cruzados com as respostas de 5.000 pessoas ouvidas na Grande São Paulo, em estudo feito no primeiro trimestre de 2011.

Consumo

Os frequentadores da Paulista também consomem mais que os moradores das outras regiões da capital.

Segundo o estudo, 44% dos pedestres da avenida compraram roupas sociais nos últimos 30 dias, contra 4% dos frequentadores das outras regiões da capital – ou seja, quase 11 vezes mais. Outros 37% disseram ter comprado tênis neste período, contra apenas 13% das outras ruas da cidade.

A pesquisa mostrou ainda que 35% das pessoas que transitam pela avenida Paulista adquiriram eletroeletrônicos nos últimos 90 dias. Por outro lado, nas outras regiões da cidade, apenas 5% disseram ter feito compra semelhante no período. Considerando eletrodoméstico, 25% dos pedestres da Paulista compraram um aparelho nos últimos três meses, contra 6% dos consumidores que o fizeram em outros locais de São Paulo.

Classe social

Seis em cada dez pedestres que passam pela avenida Paulista pertencem à nova classe média, segundo o Data Popular. Um em cada cem transeuntes é da classe E, 12,5% da classe D e 46,5% da classe C.

Por outro lado, 40% das pessoas que passam pela via são da classe mais alta da população: 25% são da classe B e 15%, da classe A.

Emprego

A maioria dos brasileiros que passam pela Paulista estão empregados com carteira assinada – 69% dos entrevistados se encaixam nesta categoria.

Também passam pela avenida pessoas com emprego sem registro (9%), autônomos (6%), aposentados (3%), funcionário público (2%), dona de casa (1%), estudante (1%) e desempregados (9%).

Nenhum comentário: