12 de jan. de 2011

VOLUME DE CHEQUES DEVOLVIDOS AUMENTA NO MÊS, MAS CAI NA COMPARAÇÃO ANUAL

portal InfoMoney 12/01/2011

O levantamento da Equifax sobre a quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos em dezembro, apresentou dois resultados diferentes: alta mensal e queda em um ano.

Em dezembro, frente a novembro, o número de folhas que retornaram aumentou 4,11%. Já na comparação anual houve o inverso: queda de 9,47%. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12), no último mês de 2010 foram devolvidos 1.664.294 cheques.

O consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, Alcides Leite, afirma que o aumento no volume de cheques devolvidos no confronto mensal resulta do crescimento das vendas no comércio, devido às festas de fim de ano, e as elevações dos juros de algumas operações financeiras.

“Para os próximos primeiros meses, o possível aumento dos juros no comércio deve influenciar o comportamento da inadimplência, provocando um leve aumento”, avaliou Leite.

Títulos protestados

O levantamento mostra ainda que, em dezembro, foram protestados 692.109 títulos, alta de 2,10% frente a novembro. Na comparação com dezembro de 2009, quando houve o protesto de 696.233 títulos, foi registrada queda de 0,59%.

“Para os próximos meses, o volume de títulos protestados tende a apresentar uma pequena elevação, consequência das restrições monetárias que a equipe econômica do governo deve adotar”, explicou Leite.

Sobre a pesquisa

A análise de inadimplência da Equifax é baseada em informações públicas fornecidas pelo Banco Central, por meio de cartórios, juntas comerciais, fóruns e a partir das transações comerciais realizadas por 28 mil clientes em todo o País.

O banco de dados registra 338,8 milhões de informações positivas, 121 milhões sobre cheques sem fundos, 31,5 milhões de títulos protestados, 137,7 mil informações sobre falências, concordatas e recuperações judiciais e 8,7 mil registros de empresas golpistas.

Nenhum comentário: