27 de jan. de 2011

ATP EXECUTA PROCESSAMENTO DE COMPE POR IMAGEM DO BANESTES

portal Executivos Financeiros 27/01/2011

Uma parceria bem-sucedida entre o Banestes e a ATP S.A. resultou na implantação de todo o processamento da Compe por imagem, com a captura descentralizada de imagens em 153 pontos de atendimento do banco. Em nove agências ainda foram instalados equipamentos Unisys, destinados a realizar uma captura complementar de documentos de retaguarda.

O banco é autor do projeto, mas a ATP, vencedora da licitação, foi a responsável por permitir ao Banestes realizar o processamento integral de seus cheques no novo sistema de compensação por imagens, seguindo os critérios estabelecidos pela Febraban - obrigatórios a todos os bancos a partir do dia 1º de fevereiro.

O projeto começou a ser executado em setembro de 2010 e, desde então, já foram instalados 953 scanners em pontos de atendimento do banco, ficando sob responsabilidade da ATP a total integração de captura de imagens à plataforma tecnológica do Banestes, além da instalação e manutenção de todos os equipamentos. A empresa também disponibilizou uma central de atendimento, para registro e atendimento de chamadas técnicas.

A solução desenvolvida pela ATP permite também a validação e a conferência de assinatura, a partir de cartões de autógrafos digitalizados pela própria solução e a transmissão automática de todos os dados capturados para o processamento dos arquivos da ‘‘compensação eletrônica’’, eliminando totalmente processos de backoffice.

O banco pode efetuar ainda, on line, o pagamento de cheques interagências, o que significa que após a conferência on line da imagem do cheque e assinatura, o valor pode ser retirado imediatamente, mesmo que o cheque seja de outra agência. Isso porque o Banestes adotou em suas folhas de cheques o código de segurança 2D, o que permite uma segurança extra.

A ATP também é responsável pela instalação e administração de 650 pontos de correspondentes não bancários no Espírito Santo e em cidades da Bahia. Tais correspondentes realizam serviços tradicionais, como saque e recebimento de contas, mas também proporcionam operações de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), vendem títulos de capitalização e comercializam passagens rodoviárias.

Um comentário:

Adrian Henigman disse...

Os 953 Scanners de Cheques instalados no projeto Banestes pela ATP sao da Digital Check modelo CX30.