25 de jan. de 2011

MAIS DE 16 MIL FAMÍLIAS ASSUMIRAM NOVAS DÍVIDAS

jornal Correio do Estado (MS) 25/01/2011

Passado o período natalino, o número de famílias endividadas em Campo Grande voltou a aumentar, conforme mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O estudo considera compromisso com pagamentos mensais como cheque pré-datado, cartões de crédito, fiados, carnês de lojas, empréstimos pessoal, compra de imóvel e prestação de carro e seguro.

De acordo com os dados, o número de famílias endividadas passou de 136.453 em dezembro para 152.971 neste mês, bem maior que em janeiro do ano passado, de 126.955. O índice de famílias endividadas é de 62%, enquanto no mês de dezembro estava em 55% e em janeiro de 2010 eram 51%.

O presidente da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo, observa os números refletem as boas vendas do período natalino, mas lembra que o governo federal já adotou medidas para restringir o crédito e conter a inflação.

Das famílias campo-grandenses que estão endividadas, 56,8% têm contas no cartão de crédito e 34,6% em carnês. O crédito pessoal também responde por uma boa parcela das dívidas, apontado por 14% das famílias.

Embora o número de famílias que assumiram compromissos financeiros tenha aumentado, o percentual das que se declaram sem condições para pagar as contas variou pouco. O índice famílias que alega que não poderá pagar as dívidas passou de 11% a 12% e caiu de 33% a 32% o percentual das que estão com contas em atraso.

Das famílias ouvidas na pesquisa, 36,2% disseram que estarão comprometidas com as contas por mais de um ano e 57,1% apontam que as dívidas consomem de 11% a 50% da renda familiar.

Nenhum comentário: