17 de jan. de 2011

A NOIVA COBIÇADA

portal Isto É Dinheiro 14/01/2011 - Ralphe Manzoni Jr.

Ela faturou R$ 700 milhões em 2010 e conta com 23 mil funcionários. Com esses atributos, a Dedic, braço de call center do grupo Portugal Telecom, tem três pretendentes que querem levá-la ao altar.

O primeiro deles é a Atento, empresa da espanhola Telefônica, que comprou a companhia de telefonia celular Vivo por 7,5 bilhões de euros no ano passado. A Contax, da rival Oi, da qual a Portugal Telecom agora é sócia, também entrou na disputa. E até o atual presidente da Dedic, o executivo português Paulo Neto Leite, está interessado na noiva.

No final de 2010, Neto Leite reuniu um grupo de investidores e fez uma oferta aos atuais controladores portugueses. De acordo com uma fonte que conhece detalhes das negociações, o desfecho dessa novela deve ocorrer em cerca de duas semanas.

E o final pode ser surpreendente. Uma das possibilidades aventadas é a venda de partes da Dedic, contemplando os diferentes interessados. O valor do negócio pode chegar a R$ 1 bilhão, segundo analistas do mercado de telecomunicações.

Por que essa solução está sendo estudada? Um dos motivos está na carteira de clientes da Dedic. Atualmente, a Vivo representa 60% do faturamento da companhia. “Se a Contax comprar, a Vivo provavelmente deve tirar os contratos da Dedic”, afirma Eduardo Tude, presidente da consultoria de telecomunicações Teleco, de São Paulo.



O mais lógico, na visão do mercado, seria a Dedic ser absorvida pela Atento, da Telefônica. Mas as negociações esbarraram no valor oferecido. De acordo com fontes ouvidas por DINHEIRO, a Portugal Telecom considerou a oferta feita pelos espanhóis muito baixa.

Por essa razão, começou a conversar com a Contax, da Oi. Esse impasse fez com que o presidente da Dedic, Neto Leite, entrasse na disputa. Homem de confiança de Zeinal Bava, o presidente executivo da Portugal Telecom, Neto Leite corre por fora, mas tem boas chances de assumir uma fatia da companhia.

A disputa pela Dedic promete ser acirrada porque está em jogo a liderança do mercado nacional de call center. A Contax e a Atento são as duas maiores operações de telemarketing do País, com 29,9% e 25% de participação de mercado, respectivamente, em 2009, de acordo com a consultoria de tecnologia IDC.

A Dedic, no mesmo período, detinha 5,5%. Quem ficar com a empresa – principalmente se assumir 100% dos ativos – pode abrir vantagem sobre o rival e consolidar a primeira posição no ranking local.


A companhia resultante dessa fusão deve ser a terceira do país em número de funcionários, com mais de 100 mil. Ficaria atrás apenas da Brasil Foods, união da Perdigão e Sadia, e da estatal Correios.

Desde que vendeu a Vivo para a Telefônica, a Portugal Telecom começou uma revisão de seus ativos no Brasil. No final de 2010, os portugueses se desfizeram de sua participação do portal de internet Uol.

O empresário João Alves de Queiroz Filho, dono da Hypermarcas, conhecido como Junior, ficou com os 28,8% que pertenciam à Portugal Telecom. Esse negócio, de acordo com avaliação de analistas de mercado, foi de R$ 350 milhões.

A venda da Dedic faz parte do novo posicionamento do grupo português no País. O que a Portugal Telecom não imaginava era que ela poderia se transformar numa noiva tão cobiçada.

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