18 de jan. de 2011

EM 2010, FORAM DEVOLVIDOS 1,76% DE CHEQUES EM TODO O PAÍS

portal InfoMoney 18/01/2011

O volume de cheques devolvidos em 2010 ficou em 1,76%, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta terça-feira (18).

De acordo com a instituição, este foi o menor percentual verificado desde 2004, quando houve 1,58% de devoluções.

Para os analistas da Serasa, o resultado registrado é derivado da preferência do consumidor por formas de financiamento com prazos mais longos que o pré-datado e com a possibilidade de fazer pagamentos mínimos, como no cartão de crédito.

O consumidor, por conta do endividamento, reverteu a queda na devolução de cheques por falta de fundos, entre maio a outubro de 2010, e usou mais este instrumento nos últimos dois meses do ano, para evitar, sobretudo, atingir o limite do cartão de crédito.

Comparações

Considerando apenas o mês de dezembro, conforme dados da Serasa, a inadimplência com cheques em geral subiu para 1,72%, ante 1,68% apurado no mês anterior.

Na comparação com igual período do ano passado, o total de cheques devolvidos caiu, já que na época marcou índice de 1,87%, conforme tabela abaixo:



Previsão

Os analistas da instituição defendem que, no primeiro trimestre de 2011, com o pagamento dos impostos (IPTU e IPVA) e das despesas escolares, haverá pressão no orçamento doméstico, podendo gerar novos acréscimos na inadimplência com cheques.

Nenhum comentário: