25 de jan. de 2011

MASTERCARD E TELEFÓNICA FORMAM JOINT VENTURE PARA MOBILE MONEY NA AMÉRICA LATINA

redação Serfinco 25/01/2011

A MasterCard formou uma joint venture com a gigante de telecomunicações Telefónica para disponibilizar serviços financeiros via celular a 12 países latino-americanos.

Cada parceiro terá 50% de participação na nova empresa, batizada de Telefónica Movistar, que será gerida de forma independente mas tirará proveito dos relacionamentos já existentes entre seus controladores e instituições financeiras para levar produtos e serviços a seus clientes.

Com um modelo aberto para garantir a interoperabilidade tanto para públicos com acesso a serviços bancários como aos não-bancarizados, a empresa irá fornecer aos 87 milhões de clientes atuais e potenciais da Movistar serviços de m-payment ligados a uma mobile wallet ou a uma conta pré-paga. Os serviços incluirão transferências de dinheiro, recarga de celulares, pagamento de contas e compras no varejo.

MasterCard e Telefónica afirmam que seu acordo vai promover a inclusão financeira de milhões de pessoas na América Latina, com pouco ou nenhum acesso ao sistema bancário tradicional. Os parceiros citam estudos de mercado e pesquisas com clientes da região que mostram que os telefones celulares são vistos como convenientes e seguros e, portanto, instrumentos adequados para transações financeiras. Também se estima que até 2014 as transações financeiras móveis atingirão cerca de US $ 63 bilhões.

Richard Hartzell, presidente da MasterCard na região América Latina e Caribe, disse: "O compromisso da MasterCard para promover a inclusão financeira em todo o mundo faz com que a joint venture seja uma excelente oportunidade para fornecer serviços acessíveis e soluções financeiras econômicas para os milhões de consumidores na região da América Latina que nunca foram capazes de aproveitar os benefícios dos pagamentos eletrônicos. "

A importância das operações de telefonia móvel para os tradicionais players do mercado de pagamentos, como a MasterCard, foi recentemente evidenciada pelo recente movimento da empresa na contratação de Mung Ki Woo (ex vice-presidente de pagamentos e transações eletrônicos no grupo francês de lelecomunicações Orange) para encabeçar as suas iniciativas neste campo.

Nenhum comentário: