23 de nov. de 2011

VISA LANÇA PLATAFORMA PARA PAGAMENTOS DIGITAIS

portal IDG Now! 16/11/2011

A Visa apresentou nesta quarta (16) sua plataforma para pagamentos digitais, a V.me. Semelhante ao célebre PayPal e ao brasileiro PagSeguro, o serviço ainda está em fase de testes, mas deverá ser liberado para o público já no começo do ano que vem.

Graças à força da empresa, é provável que o sistema seja adotado pelas mais diversas lojas online. Ainda assim, será difícil convencer os usuários a utilizarem o V.me em vez dos serviços que já conhecem. Não está claro quais diferenciais oferecerá a fim de ganhar mercado.

Apesar de pertencer à Visa, os cartões MasterCard e American Express também serão aceitos. Por enquanto, não há informações quanto aos países onde a plataforma desembarcará, mas é certo que o primeiro a recebê-la será os Estados Unidos.

Uma das vantagens de serviços do tipo é que ele serve como intermediário entre o usuário e o comerciante. Assim, o cliente não precisa inserir números do cartão em portais em que, talvez, não confie. Além disso, há a praticidade já que o processo pode ser finalizado com poucos cliques.

No site, a Visa convida desenvolvedores a criarem aplicativos baseados no V.me e donos de lojas a testarem o mecanismo. Promete, também, que em breve ele poderá ser utilizado em dispositivos móveis, e que promoções serão exibidas para quem o utilizar.

Pagamentos móveis são uma das grandes apostas da indústria. Google e PayPal, por exemplo, já entraram no jogo e esperam que, em alguns anos, o setor cresça consideravelmente. Segundo o instituto Juniper Reserch, o dinheiro movimentado em pagamentos via celular deverá alcançar 670 bilhões de dólares em 2015 – três vezes mais do que o projetado para este ano. A quantia inclui desde transações com NFC a transferências financeiras.

Nenhum comentário: