20 de nov. de 2011

JOVENS DA CLASSE 'E' SÃO OS QUE MAIS SOLICITAM CARTÃO

jornal Valor Econômico 08/11/2011 - Aline Lima

Jovens de periferias e trabalhadores rurais, localizados principalmente no Nordeste, são a maioria entre os novos portadores de cartão de crédito no país. O perfil dos consumidores que solicitam seu primeiro cartão foi traçado pela Serasa Experian e reunido em uma pesquisa inédita, apresentada com exclusividade ao Valor. Para fazer o mapeamento, a empresa usou informações de 300 mil diferentes CPFs ao longo dos primeiros trimestres de 2009, 2010 e 2011, consultados justamente para a finalidade de concessão de crédito por meio do cartão. Esse dados foram cruzados ainda com informações do Censo e da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (IBGE).

O grupo denominado "Periferia Jovem", composto por trabalhadores de baixa renda, pouca qualificação ou cujas famílias recebem assistência do Estado, lidera as novas adesões, respondendo, atualmente, por 25,5% do total de consumidores que solicitam seu primeiro cartão. Em 2009, essa fatia era de 21,7%. O grupo batizado de "Brasil Rural", formado por jovens e adultos operários da agroindústria de pequenas cidades interioranas, aumentou sua participação de 9,1%, no primeiro trimestre de 2009, para 13,1% no primeiro trimestre de 2011, ocupando a terceira posição entre os novos clientes de cartões.




Em segundo lugar está o grupo chamado "Aspirantes Sociais" - jovens adultos de até 40 anos com formação superior, que podem ser donos de pequenos negócios, ou mulheres de baixa renda que cursam a graduação, além de consumidores indisciplinados - representando 15,3% dos novos portadores, mas sua participação vem caindo. Em 2009, 19,8% dos brasileiros que fizeram proposta para adquirir cartão de crédito pertenciam a esse nicho e, em 2010, o número era de 15,9%.

Em termos estritos de distribuição geográfica, o Nordeste superou o Sudeste no número de consumidores com seu primeiro cartão de crédito no Brasil. A região concentra hoje 43% das novas adesões de todo o país, enquanto o Sudeste responde por 36%. Em 2009, a situação era inversa: 48,28% eram do Sudeste e 29,31%, do Nordeste. Mas, quando comparado com o total de solicitações de cartões (incluindo quem já tem um ou mais cartões no bolso), o Nordeste responde por uma participação de 26%, ante de 49% do Sudeste.

A pesquisa da Serasa Experian revela ainda um crescimento de adesões na classe 'E', quando analisado somente o fator renda. No primeiro trimestre de 2009, 52% dos solicitantes pertenciam a esse grupo social. Em 2010, esse número cresceu para 54,8% e, em 2011, para 58,5%. "O levantamento confirmou nossa expectativa de que os públicos emergentes prevalecessem, refletindo o maior acesso ao consumo de bens e serviços, inclusive financeiros", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa.

O efeito colateral desse movimento estaria na inadimplência. A Serasa Experian acompanhou o comportamento dos consumidores nos primeiros quatro meses após a aquisição do cartão de crédito e, em 2011, os atrasos subiram para 5,2%, ante um índice de inadimplência de 4,8% em 2010. O nível de inadimplência, porém, é menor que o de 2009, quando os atrasos entre os novos consumidores chegavam a 7,9%.

Nenhum comentário: