20 de nov. de 2011

GASTÃO MATTOS, PRESIDENTE DA BRASPAG: “EU ESTAVA SENTINDO FALTA DE FAZER UM GOL”

jornal O Estado de S. Paulo 06/11/2011 – Cláudio Marques

Como muitos outros executivos de grande experiência, Gastão Mattos, de 51 anos, já trocou sua bem-sucedida carreira para ser dono do próprio negócio - uma empresa de consultoria. Mas depois de dez anos, resolveu encarar um novo desafio ao aceitar o convite da Cielo e assumir, há um mês, a presidência da Braspag, empresa que oferece plataforma para a realização de vendas no comércio eletrônico. Ela foi comprada em maio último pela companhia de meios eletrônicos de pagamento para cartões. Mattos começou sua carreira em 1983 na Mastercard. Em 2002, quando resolveu abrir sua empresa, era vice-presidente de marketing da Visa no Brasil.

Sua experiência como executivo o ajudou nos seus negócios. A vivência como empresário deve ajudá-lo agora?
Acho que essas duas transições são relevantes. A primeira agregou muito. Agora, tenho certeza de que esta nova pode agregar valores interessantes à minha performance. Falando da primeira transição, mudar do lado do balcão parece simples, mas é uma grande transformação. Uma coisa é administrar terceiros, contratar serviços, ter objetivos e missões estabelecidos dentro de uma corporação mais estruturada. Outra coisa é ser dono do próprio nariz e estar preocupado com o cafezinho do escritório e, ao mesmo tempo, em fechar uma grande conta internacional. E diferente. No fundo, é um startup de você mesmo, porque não é como participar do início de alguma empresa que o contratou para isso. Acho que o contrário também pode agregar.

Por quê?
Porque eu vou lidar, neste novo dasafio, com muitas empresas que têm essa característica, de serem novas, de terem um dono. O mercado de comércio eletrônico tem essa característica: ele é muito dinâmico e emergente ao mesmo tempo. Ainda tem muita gente aprendendo nesse mercado. Então, eu penso que a experiência como empresário estabelece proximidade maior com players significativos do mercado, que têm a característica que eu possuía há dois meses atrás.

Por que deixou seu negócio?
Foi uma decisão difícil. Mas, no fundo, uma parte da resposta tem a ver com a minha origem. Fui executivo durante muito tempo, estive do outro lado do balcão, vivi intensamente e tive sucesso. Cheguei a ser vice-presidente de uma importante marca. Como consultor, você é especializado em diagnosticar, em apontar cenários, elencar alternativas de solução para um problema. Mas dificilmente o consultor executa, dificilmente vê o final de seu próprio trabalho. E eu estava sentindo falta, nesses últimos dois anos, de ter esse passo concreto, de concluir as atividades desse trabalho. O convite para assumir a Braspag, por si só, já tinha alguns elementos de interesse, afinal é uma área do comércio eletrônico que trafeguei bastante nos últimos dez ano. No cargo, lida-se com uma vertente de negócios na qual eu tinha relacionamentos sólidos, são lojistas, bancos e empresas de tecnologia. O convite também me cativou por poder materializar resultados, e poder voltar, enfim, a fazer gol. Como consultor você é um tipo de técnico, não joga. Aliás, nem técnico você é, mas um auxiliar técnico, que ajuda a construir uma estratégia, ajuda a identificar um problema, mas não executa. Você não vai lá e faz o gol. E isso estava me fazendo falta.

Que características você possui para enfrentar o desafio?
Sou engenheiro de produção por formação e, embora eu nunca tenha exercido exatamente a profissão, acho que ser engenheiro me ajudou muito no início da carreira, e continua me ajudando. No sentido de que o engenheiro não tem medo da incógnita. Vê algo que precisa ser feito e analisa quais são as premissas, que tipo de transformação tem de ser feita para obter resultado. Não teme o desafio do novo. Isso é um ponto. Outro é conhecimento de mercado. Hoje, a Braspag lida com lojas, com comércio, que é um tipo de cultura, um tipo de mercado. Mas o produto que ela vende é o meio de pagamento, é uma captura relacionada a meios de pagamento. Portanto, é importante conhecer meios de pagamento, conhecer toda a cadeia de valor associada a eles. Minha experiência anterior é importante para essa necessidade.

Nenhum comentário: