20 de nov. de 2011

VR VIRA CONSULTORA DE COMPRAS ONLINE

jornal Brasil Econômico 10/11/2011 - Bárbara Ladeia

O Grupo VR lançou um serviço de avaliação e acompanhamento das transações dos sites de compras coletivas. A VR Desenvolvimento de Negócios - divisão do grupo responsável pela ferramenta - já tem contratos fechados com Peixe Urbano, o Groupon e o Oferta Única. A partir de aplicativos desenvolvidos para outros produtos, a VR oferece um mecanismo que busca otimizar o gerenciamento da plataforma de clientes desses sites de vendas online.

A ferramenta da VR é responsável pela geração dos cupons e controle de sua utilização, a partir de um sistema instalado nos pontos de vendas participantes das promoções dos sites de compras. Devido ao grande número de vouchers lançados pelos estabelecimentos, não é rara a dupla utilização dos cupons, trazendo prejuízos às empresas.

No entanto, a principal ferramenta para os sites de compras coletivas se concentra no envio semanal de informações sobre o andamento da oferta para os gestores dos sites. Dados como a data de utilização dos vouchers, tipo do serviço ou produto adquirido e perfil do comprador são de grande importância para a otimização do serviço.

“Os sites têm buscado essa ferramenta como um meio de segurança e identificação das preferências do comprador, melhorando as ofertas disponíveis”, afirma Luiz Eduardo Ritzmann, superintendente da VR Desenvolvimento.

Concentrados no objetivo de fidelizar novos clientes, a identificação do perfil do usuário agrega valor ao serviço prestados pelos sites de ofertas, afirma o executivo. “O objetivo é identificar quando um consumidor efetivamente adquire um voucher por interesse no produto”, lembra Ritzmann. “É bastante comum nessa modalidade a compra por impulso, que acaba resultando na não utilização dos tíquetes.”

Reclamações

Apesar do crescimento no número de sites de compras coletivas, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) sinaliza um avanço significativo das reclamações. Somente no primeiro semestre deste ano foram contabilizadas mais de 22 mil ocorrências contra empresas neste perfil.

Atualmente os sites Groupalia e Groupon são alvos de um processo coletivo devido à não entrega de produtos da Fluent Celular - também processada - comercializados pelo site. Segundo Oswaldo Santos, um cliente do Groupalia, os prazos de entrega dos produtos foram adiados por quatro vezes até que se disponibilizasse a devolução do dinheiro. “Entregaram produtos inferiores ao anunciado e alguns danificados”, reclama o cliente.

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