20 de nov. de 2011

NORDESTE SUPERA SUDESTE EM NÚMERO DE “NOVATOS” NO CARTÃO DE CRÉDITO

portal R7 14/11/2011

O Nordeste passou a região Sudeste em número de consumidores com seu primeiro cartão de crédito no Brasil. É o que aponta pesquisa inédita da Serasa Experian sobre este mercado, e ainda revela que a região concentra hoje 43% nas novas adesões em todo o país, enquanto o Sudeste concentra 36% dos clientes com esse tipo de cartão.

Em 2009, a situação era oposta: 48,28% dos primeiros cartões de crédito eram do Sudeste e apenas 29,31%, do Nordeste. Por outro lado, a distribuição pelo país das propostas de novos cartões também aponta um crescimento da participação da região, de 19,14% em 2009 para 26,42% neste ano.

Os números ainda revelam um crescimento de adesões na classe E. No primeiro trimestre de 2009, 52% do total de clientes que solicitaram cartão de crédito pertenciam a essa faixa social. No ano passado, esse número cresceu para 54,8%, e em 2011, para 58,5%.

O estudo também mostrou que a inadimplência nos primeiros quatro meses após a aquisição do cartão registrou uma pequena alta neste ano. Em 2009, 7,9% dos novos consumidores arranjaram dívidas no período. No ano passado, esse índice caiu para 4,8%, e em 2011 subiu novamente, ficando em 5,2%.

Campeões do crédito

Os jovens trabalhadores são os que lideram as solicitações de 1º cartão de crédito, de acordo com a pesquisa. Este grupo é formado por jovens trabalhadores de baixa renda e com pouca qualificação, e por estudantes de periferia e famílias que recebem ajuda do Estado.

Em 2009, 21,75% do total de solicitante de cartões no país faziam parte desta fatia. No ano passado, essa porcentagem chegou a 23,43% e, em 2011, ficou em 25,54%.
Já o chamado grupo de aspirantes sociais está em segundo lugar na lista de adesões ao cartão de crédito. Ainda sim, houve uma redução na demanda, já que neste ano, o número de brasileiros deste setor ficou em 15,33%, frente a 2010, que teve 15,89%.
Fazem parte deste segmento profissionais em ascensão social, como donos de pequenos negócios, jovens em busca de oportunidades e também os consumidores que conseguem honras suas contas.

Segundo o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, Ricardo Loureiro, os resultados da pesquisa mostram que as populações antes excluídas agora têm maior acesso ao consumo de bens e serviços, até os financeiros.Mas, Loureiro também alerta para o risco de aumento no número de devedores.

- O estudo é também um alerta. Como a maioria dos novos entrantes no mercado de cartões são os jovens da periferia, o risco de inadimplência precisa ser adequadamente monitorado, pois estes consumidores normalmente não possuem vivência no mercado de crédito. Ou seja, estariam começando a aprender a lidar com crédito justamente numa modalidade em que os juros são altos. Assim, o risco de terem uma primeira experiência frustrante de crédito não é desprezível.

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