16 de nov. de 2011

BOFA DESISTE DE COBRAR PELO USO DO CARTÃO DE DÉBITO NOS EUA

portal Terra 01/11/2011

O Bank of America (BofA) abandonou seus planos de estabelecer uma taxa de US$ 5 mensais pelo uso do cartão de débito, afirmou a companhia nesta terça-feira. O segundo maior banco dos Estados Unidos afirmou que a decisão foi em resposta à reação dos clientes e à competição. O Bank of America estava sob pressão para fazer a mudança à medida que os competidores recuaram seus planos de taxar clientes por usar seus cartões de débito.

"Nós ouvimos nossos clientes nas últimas semanas e reconhecemos suas preocupações sobre a nossa proposta de taxar o uso do cartão de débito", disse o co-diretor de operações do banco, David Darnel, em um comunicado.

Na semana passada, JPMorgan Chase e Wells Fargo & Co decidiram cancelar os programas de teste, enquanto o SunTrust e Regions Financial afirmaram na segunda-feira que iriam encerrar a cobrança mensal e reembolsariam os clientes.

O Bank of America planejava começar a cobrança no próximo ano. As taxas desencadearam uma série de críticas de consumidores e políticos, e muitos pequenos bancos e sindicatos evitaram a prática. O Bank of America planejava dar a seus clientes mais alternativas para evitar a cobrança, como a manutenção de saldos mínimos, ter um salário depositado diretamente ou usando o cartão de crédito da instituição.

A mudança é mais uma situação embaraçosa do presidente-excutivo do banco, Brian Moynihan. Há alguns meses, ele sinalizou planos para um aumento modesto dos dividendos este ano, apenas para que o conselho do Federal Reserve (banco central americano, FED) negasse o pedido.

Nenhum comentário: