16 de nov. de 2011

GEMALTO APRESENTA CONTACTLESS

portal Executivos Financeiros 27/10/2011 - Carolina Spillari

A Gemalto apresentou as últimas tendências em soluções e serviços transações financeiras, para internet banking e comércio eletrônico no evento "O Futuro é nosso Presente" nesta quinta-feira (27), em São Paulo.

Uma das novidades é o cartão sem contato - contactless - que pode ser usado sozinho ou junto com o chip. No interior desse cartão há uma antena que se comunica com a central de pagamento da loja. Por questões de segurança a Gemalto recomenda que essa modalidade seja utilizada para compras de valor baixo - a ser definido pelo banco -, já que não querer senha para efetuar a transação.

A previsão da Gemalto é que o contactless, da tecnolgia NFC (Near Fear Comunication), já esteja disponível para o consumidor no próximo ano no Brasil, a exemplo da Turquia e Estados Unidos, que já usam essa tecnologia. A segurança dos dados são garantidos por criptografia, da mesma forma como é feito com o chip hoje em dia. A Gemalto opera em parceria com empresas como IBM, Visa, HP, Citrix, Mastercard, Eds, Cisco. Ao todo são 400 parceiros em todo o mundo.

Outra tecnologia oferecida possibilita a emissão de cartões instantâneos pelo banco, a partir de uma máquina desenvolvida pela Gemalto. Esses cartões podem ser personalizados pelo usuário no momento em que são pedidos. Uma foto pessoal, a bandeira do time ou imagens desejadas, que não possuam direitos autorais podem virar o fundos dos cartões de pagamentos.

Da mesma foram está disponível o contacless sticker - adesivo que permite pagamentos - através de chip e que pode ser colado aos smartphones. Para a tecnologia chegar até o consumidor é preciso que haja disponibilidade dos fabricantes, explicou o gerente de marketing da Gemalto, Alex Simões. As negociações com as operadoras já estão sendo feitas, antecipou.

Uma solução que leva comodidade ao usuário de cartões é a M Wallet, que reúne vários dispositivos - cartões e meios de pagamento - no celular. Hoje em dia o Santander Universitário já oferece essa ideia de unir várias modalidades de pagamento em um só cartão, que oferece identificação dentro da universisade (na biblioteca, pontos de informação e controle de acessos restritos), tem funções de débito e ainda dá descontos no transporte público da Espanha e Estados Unidos.

Para dar conta dessa demanda, a Gemalto, que possui fábricas no mundo inteiro, tem duas unidades de produção no Brasil, uma em Barueri e outra em São José dos Pinhais, no Paraná. A intenção da Gemalto é abrir mais uma fábrica no Paraná. A empresa também é parceira do governo na confecção da tecnologia das novas identidades (RIC) e dos passaportes eletrônicos.

Nenhum comentário: