20 de nov. de 2011

SÃO PAULO DEVERÁ TER NOVO SISTEMA DE PEDÁGIO, INSPIRADO EM MODELO INTERNACIONAL

portal InfoMoney 11/11/2011 - Viviam Klanfer Nunes

Governo do Estado de São Paulo anuncia novo modelo de cobrança de pedágio, que agora passa a levar em conta o trecho percorrido pelo condutor.

O projeto piloto, que tem como meta oferecer uma tarifa mais justa para os cidadãos, será avaliado por usuário da SP-075 - Rodovia Santos Dumont -, entre Itu e Campinas.

Para o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Edmir Chedid (DEM), o governo demonstrou avanço importante na política de transportes ao anunciar o novo modelo.

Sistema eletrônico

Serão instalados ao longo da Rodovia Santos Dumont nove conjuntos de pórticos com antenas. Os pórticos são estruturas para suporte de placas, compostos de duas colunas e uma viga instalada sobre o vão da faixa de rolamento e acostamento.

Os pórticos, com as respectivas antenas, vão realizar a leitura automática de dispositivos que serão instalados nos veículos, com a identificação e o registro de cobrança. “Cada pórtico é uma espécie de praça de pedágio virtual, mas sem barreiras e cabines de cobrança”, explicou Chedid.

Chedid ainda contou que a adoções do novo modelo atende sugestão apresentada pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Transportes e Comunicações.
Pagando somente o trecho utilizado

Com o sistema, o motorista pagará somente pelo trecho que andar na rodovia. Vale pontuar que essa tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos e em outros países.
O governo pontua que nos próximos meses serão adquiridos e instalados os pórticos, além dos sistemas operacionais e os próprios tags mais modernos.

Logo após, os usuários que tiverem veículos de passeio ou comercial registrados nos municípios de Campinas, Indaiatuba, Salto, Itu, Cabreúva, Porto Feliz ou Sorocaba poderão ir aos postos de registro que serão previamente divulgados e instalar os tags.

O sistema de pagamento será na modalidade pré-pago. Haverá possibilidade de recargas de créditos com cartões de crédito e débitos, em postos específicos, ou mesmo em dinheiro.

Perpectivas

Nos próximos anos, a intenção é que se alcance um índice de adesão de 80%, o que permitirá a implantação do sistema de passagem livre, denominado como free flow, onde não existe pedágios nem barreiras, apenas os pórticos, capazes de registrar a passagem do veículo através de antenas e câmeras.

Vale pontuar que quem não aderir ao sistema também vai ter a possibilidade de continuar utilizando o sistema atual de pagamento, através das cabines.

Veja onde deverão ficar os postos e os valores a serem cobrados nesses pontos:

Pórtico Local Valor
1 km 25,7 - Itu R$ 2,50
2 km 36,4 - Salto R$ 1,00
3 km 38,2 - Salto R$ 0,70
4 km 43,3 - Salto R$ 1,80
5 km 60,8 - Indaiatuba R$ 1,80
6 km 66,7 - Campinas R$ 0,90
7 km 70,7 - Campinas R$ 1,40
8 e 9 km 62 - Indaiatuba -
Fonte: Governo do Estado de São Paulo

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