20 de nov. de 2011

NAS LOJAS, CARTÃO DE CRÉDITO É RARO

jornal Valor Econômico 07/11/2011 - Murillo Camarotto

Diferente do que acontece hoje em qualquer shopping center, usar o cartão de crédito para pagar uma compra é tarefa quase impossível no Moda Center Santa Cruz. Pouquíssimos comerciantes aceitam o plástico, optando quase sempre pelo cheque. A fim de mudar este cenário, a administração vai anunciar nos próximos dias o lançamento do cartão de crédito próprio do Moda Center, que usará a bandeira MasterCard.

Além de oferecer condições especiais aos clientes do shopping, o plástico terá a missão de conscientizar os condôminos da importância da diversificação das formas de pagamento. "Ainda é bastante difícil mudar a mentalidade de uma boa parte do pessoal aqui. Por terem vindo do comércio de rua, eles ainda têm muita resistência a essas coisas de tecnologia", explicou o síndico, Valmir Gomes.

O cartão irá disponibilizar aos clientes um limite de crédito três vezes maior quando as compras forem realizadas no Moda Center Santa Cruz. Em um primeiro momento, segundo Gomes, algo em torno de 5 mil plásticos serão emitidos.

O processo de desenvolvimento da estrutura do centro de compras tem na conscientização dos comerciantes o maior obstáculo. Um exemplo é o combate à pirataria, exposta sem pudor em todos os cantos do shopping. "A gente faz um trabalho de orientação, mas não cabe à administração o papel de fiscalizador", isenta-se o síndico. Ele também alega dificuldades em proliferar entre os condôminos a importância da higiene e manutenção dos boxes e corredores.

A inadimplência é outra pedra no caminho. Segundo Gomes, com a queda nas vendas, os calotes na taxa mensal de condomínio - de R$ 72 para os boxes e R$ 200 para as lojas - aumentaram de 10% para 18% entre 2010 e 2011. Os lojistas instalados nos fundos do shopping são os principais devedores.

Apesar das dificuldades, os comandantes do Moda Center seguem focados no crescimento do negócio. Gomes disse estar negociando a atração do setor calçadista para o empreendimento, hoje com presença bastante discreta.

Também está em curso uma campanha publicitária, veiculada em quase todos os Estados do Nordeste, que tem como estrela a personagem Lady Kate, interpretada pela atriz Katiuscia Canoro, da TV Globo. No filme, ela diz que só vai sair do Moda Center quando estourar todos os "cartões de clédito". Se depender da estrutura atual, a estrela vai demorar um pouco para deixar o Agreste.

Nenhum comentário: