20 de nov. de 2011

DIEBOLD VAI PRODUZIR TABLETS NO PAÍS

jornal Valor Econômico 11/11/2011 - Moacir Drska

Leonardo Rodrigues/Valor














Carlos Alberto Pádua, vice-presidente de tecnologia da Diebold: Brasil é considerado como 'ponta de lança' estratégica de inovações globais para a companhia

A americana Diebold - fornecedora de equipamentos, sistemas e serviços de automação - vai começar a produzir tablets no Brasil. O projeto será desenvolvido nas instalações da companhia, na Zona Franca de Manaus. Atualmente, a unidade produz caixas de autoatendimento bancário (ATM) e cofres para esses equipamentos, além de outros produtos, como os terminais e correspondentes bancários usados em casas lotéricas e estabelecimentos do varejo, entre outros locais.

A nova linha estará pronta para entrar em operação no começo de 2012. A adaptação das instalações da fábrica para a produção do dispositivo envolverá um investimento inicial de R$ 7 milhões. O aporte total nos três primeiros anos do projeto, por sua vez, é de R$ 11 milhões. No período, a produção estimada será de 145,2 mil unidades.

"Esses números podem ser ampliados. Costumamos fechar grandes projetos. Tudo vai depender da demanda", afirma Carlos Alberto Pádua, vice-presidente de tecnologia da Diebold no Brasil.

Com o projeto, explica o executivo, a intenção da Diebold não é concorrer com marcas como Apple e Samsung no mercado de consumidores finais. A ideia é usar o tablet como dispositivo móvel de automação voltado ao mercado empresarial. Essa abordagem incluirá o desenvolvimento de aplicativos e periféricos específicos para cada segmento. Inicialmente, a oferta vai se concentrar em aplicações para bancos, mas outros setores também estão no radar, como varejo, saúde, governo e educação.

A Diebold já está conversando com um grande banco brasileiro para a adoção do tablet. Uma das aplicações previstas para o segmento é o uso do aparelho como uma espécie de caixa móvel, capaz de processar diferentes transações ou mesmo cadastrar novas contas. Outro exemplo de utilização, diz Pádua, seria em restaurantes, como uma plataforma conectada para que o pedido possa ser feito pelo próprio cliente.

O Brasil será a primeira subsidiária da Diebold no mundo a fabricar tablets. Atualmente, o país é a segunda operação da companhia, atrás apenas da matriz americana, diz Pádua. Em 2010, a receita da empresa no mercado brasileiro foi de R$ 1,4 bilhão, com crescimento de 20%. No periodo, a receita global da Diebold somou US$ 2,82 bilhões, alta de 4%.

A partir da relevância conquistada pelo país no contexto global da Diebold, o executivo ressalta que a operação brasileira ganhou autonomia para testar mercados e abrir novos negócios que são replicados posteriormente em outras subsidiárias. "Somos considerados como 'ponta de lança' estratégica de inovações da Diebold. A empresa usa o país como laboratório e centro de desenvolvimento de novas tecnologias", diz o executivo.

Uma das principais atribuições do Brasil nesse contexto é o desenvolvimento de sistemas e equipamentos de biometria. Essas tecnologias têm sido impulsionadas em grande parte por sua aplicação nas urnas eletrônicas adotadas no processo eleitoral brasileiro.

Em relação à produção local de tablets, Pádua diz acreditar que o projeto não significa necessariamente a entrada da Diebold em um novo segmento. Para ele, com essa estratégia a companhia está buscando antecipar uma tendência do mercado de automação. "Boa parte dos projetos e aplicações disponíveis hoje provavelmente vão migrar para os tablets", calcula o executivo.

Em outra frente, a Diebold não descarta destinar em médio prazo parte da produção local de tablets para outros mercados, especialmente para os países da América Latina. Atualmente, uma parcela dos terminais lotéricos produzidos na fábrica de Manaus, por exemplo, é exportada para a Colômbia, Chile, México, Venezuela e Equador.

Nenhum comentário: