jornal A Crítica (AM) 11/03/2011 - Renata Magnenti
Dados da pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor amazonense realizada pelo Instituto Fecomércio (Federação do Comércio) em fevereiro deste ano revelam que o pagamento em dinheiro ou na modalidade débito automático têm a preferência de 68,3% dos consumidores. Pagamentos com cartão de crédito aparecem como a segunda opção, 31,3%. O cheque ou crediário têm cada uma apenas 0,2% da preferência dos entrevistados.
Outro detalhe é que mesmo com a expansão de shoppings na cidade de Manaus, a maioria dos entrevistados, 55,5% prefere realizar suas compras no Centro de Manaus, já 25,3% preferem fazer compras nos shoppings da cidade, 19,0% no comércio local e 0,2% no comércio informal.
De acordo com a pesquisa, os principais atrativos que levam os consumidores a realizarem suas compras no Centro da cidade são os preços (76,1%), seguidos da variedade de produtos (45,9%), variedade de lojas (40,1%) e promoção (35,6%). Já a localização (55,3%), variedade de produtos (32,9%), preços (11,8%), variedade de lojas (7,9%) e promoção (35,6%), foram os fatores que levaram os consumidores a fazerem suas compras no comércio do bairro onde moram.
Quem costuma fazer suas compras nos shoppings da cidade leva em consideração, principalmente, a climatização (78,2%), segurança (27,7%), localização (21,4%), variedade de lojas (7,9%), estacionamento (7,0%), variedade de produtos (6,9%) e os preços, em último lugar, com percentual de 5,9%.
O Instituto Fecomércio entrevistou 400 pessoas, entre elas, estudantes, aposentados, autônomos, funcionários públicos e desempregados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário