30 de mar. de 2011

SOBRE O CARTÃO RIACHUELO

informações retiradas do release de divulgação dos resultados do 4T10

No decorrer do ano, a Midway Financeira assumiu, em seus demonstrativos, despesas relacionadas à operação do cartão private label que eram anteriormente contabilizadas na Riachuelo. Sendo assim, dos R$82,7 milhões registrados como despesas administrativas no acumulado do ano de 2010, R$69,7 milhões referem-se a despesas operacionais relativas ao cartão Private Label que anteriormente eram contabilizadas como despesas de vendas da Riachuelo, sendo R$25,6 milhões transferidos no decorrer do período que envolve o final de 2009 ao final de setembro de 2010. No 4T10, não houve transferências adicionais.

O forte aumento presente na linha “Outras despesas Operacionais” refere-se à transferência de despesas que anteriormente eram tratadas como Despesas Administrativas. Sendo assim, dos R$11,1 milhões apurados no 4T10, R$8,2 milhões eram contabilizados como despesas administrativas até o 2T10. No acumulado do ano de 2010, dos R$25,8 milhões apurados, R$15,1 milhões eram tratadas como despesas administrativas até o final do 2T10.

Com o intuito de melhor ilustrar o efeito da gestão que a Midway Financeira realiza sobre todo o caixa do Grupo, a partir do 3T10, a Companhia passou a considerar as linhas “Despesas de Títulos e Valores Mobiliários” e a linha “Receita com Títulos Mobiliários” como “Receitas (Despesas) Financeiras em seu DRE Consolidado”.
Anteriormente, tais linhas eram classificadas, respectivamente, como “Receita Bruta” e “Custo de bens e/ou serviços vendidos” no DRE consolidado do grupo.

No decorrer do quarto trimestre de 2010, a Companhia continuou a gerenciar seu estoque de provisões para devedores duvidosos com o intuito de manter a relação PDD x Volume de Carteira nos patamares adequados em relação ao nível de risco das operações. Com o objetivo de melhor ilustrar o processo de constituição da Provisão para devedores duvidosos, segue tabela contendo a abertura da carteira por faixa de atraso e seus respectivos estoques de provisão. O quadro traz ainda uma comparação da relação PDD x Volume de carteira com os níveis mínimos exigidos pela resolução 2682 do BACEN.



Conforme ilustrado, a Midway Financeira possui estoque de provisão superior ao patamar mínimo estabelecido pelo Banco Central para todas as faixas de volume de carteira (A-H). Sendo assim, a Companhia encerrou o ano com saldo de PDD 22,5% acima do mínimo requerido pelo BACEN. Além disso, é importante destacar que a provisão total atual cobre 106,7% dos créditos em atraso superiores a 90 dias.


A base total de cartões da Riachuelo atingiu a marca de 17,6 milhões de unidades ao final do mês de dezembro, sendo 686,7 mil unidades emitidas neste quarto trimestre, e 1,96 milhão ao longo do exercício de 2010. O ticket médio do Private Label totalizou R$128,90 no 4T10, 5,8% superior em relação aos R$121,80 apurados no mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a dezembro de 2010, o ticket médio registrou R$116,50, um acréscimo de 5,0% ante os R$111,05 referentes a 2009.



A participação das vendas com juros sobre a venda total atingiu 14,0% em 2010, resultado acima dos 13,3% apurados em 2009. No trimestre, tal participação atingiu 13,7% ante 14,2% relativos ao 4T09. O Cartão Riachuelo obteve participação de 53,3% em 2010 versus 57,5% em 2009. No trimestre, tal participação atingiu 51,7% ante 56,2% relativos ao 4T09. A redução da participação do private label é decorrente do período de construção da base de cartões referentes às lojas recém-inauguradas e da crescente penetração de cartões embandeirados nas mais variadas faixas de renda da população. Sempre é importante lembrar que, durante a fase de maturação de uma nova unidade, é natural haver uma maior concentração de compras através de cartões de terceiros ou até mesmo em espécie, uma vez que parte significativa dos clientes ainda não possui o Cartão Riachuelo.

A Midway Financeira oferece aos seus clientes, além das operações de Vendas com juros, empréstimo pessoal e Saque Fácil, três tipos de seguros (Desemprego, Residencial e Acidentes pessoais), três tipos de assistências (Residencial, Veículos e Odontológica) e ainda um produto para proteção do cartão, produto em que o cliente paga uma mensalidade e passa a ter seu cartão segurado contra perda e roubo.

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