portal Executivos Financeiros 23/03/2011
Um estudo da Serasa Experian revela que a adoção de uma solução antifraude conseguiria aumentar em até 65% a detecção de tentativas de golpes envolvendo consumidores no segmento de financiamento de veículos no Brasil, evitando uma perda de R$ 290 milhões em bases anuais. O valor pode chegar a R$ 380 milhões, se as informações forem compartilhadas entre as instituições do segmento. Para realizar esse estudo, a Serasa Experian analisou uma amostra que representa 35% do segmento.
De acordo com o levantamento do Banco Central e da Associação Nacional das Empresas Financeira das Montadoras (Anef), o volume de novos financiamentos de veículos chegou a R$ 117,6 bilhões, em 2010. O percentual médio de perdas com fraude é de 0,5%, o que representa R$ 588 milhões ao ano.
A solução antifraude adotada para essa análise foi o Hunter (caçador, em inglês), um produto criado na Inglaterra e que foi lançado no Brasil, pela Serasa Experian como uma espécie de vacina preventiva contra esse tipo de golpe.
O uso de instrumentos para deter as fraudes se torna necessário para a concessão de crédito, pois o mercado de veículos passa por uma boa fase, por outro, a indústria da falsificação também ganha know-how, aumentando a incidência de fraudes de cadastro.
Hunter
O Hunter é uma plataforma que realiza a checagem de dados históricos de propostas de crédito submetidas a uma instituição. A solução utiliza-se de estratégias sofisticadas para a identificação de inconsistências cadastrais, cruzando e comparando informações cadastrais relevantes ao processo de concessão de crédito.
A solução permite a verificação de informações cadastrais entre várias instituições participantes em sistema de reciprocidade, conhecido como Hunter Nacional. A ferramenta também analisa as informações do candidato adicionando outras soluções antifraudes – alertas ou scorings, para ampliar a eficiência de detecção. Assim, o Hunter pode evitar R$ 380 milhões.
Falso positivo e falso negativo
Em uma amostragem de 35% do segmento de financiadoras de veículos obtidos pela Serasa Experian, em média, 50% das operações que seriam chanceladas como positivas pelas ferramentas de análise comuns foram detectadas pelo Hunter como possíveis fraudes, o que evita prejuízos reais às companhias.
“Vale ressaltar que em outros segmentos de concessão de crédito, a capacidade preditiva do Hunter amplia o número total de operações fraudulentas identificadas em índices superiores a 60%”, afirma o presidente da unidade de negócios Decision Analytics para a América Latina da Serasa Experian, Marcelo Kekligian.
O Hunter consegue afastar outro problema comum enfrentado pelas financiadoras: o First Payment Default, quando o financiamento é aprovado, mas o proponente não paga as primeiras parcelas de um financiamento. Esses não-prejuízos, entre outras vantagens, são traduzidos em lucro real para as companhias e em taxas de juros mais ajustadas aos consumidores.
A utilização do Hunter permite que bons clientes tenham seu crédito aprovado mais rapidamente, fazendo com que apenas as propostas inconsistentes gerem checagens extras. Segundo Kekligian, outro ponto relevante é que o uso do Hunter gera economias operacionais, pois o número de pessoas mantidas em uma retaguarda anti-fraude pode ser muito menor quando se separa o joio do trigo.
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