27 de mar. de 2011

EUA: CHARGE-OFFS NO CARTÃO DE CRÉDITO CRESCEM EM FEVEREIRO

redação Serfinco 26/03/2011

A taxa média da charge-off em cartões de crédito de consumidores nos Estados Unidos subiu em fevereiro, interrompendo uma sequência de cinco meses consecutivos de declínio. Mas a elevação é resultado de padrões sazonais e é improvável que afete a tendência geral de melhoria de saúde da carteira de cartões, segundo o serviço a investidores da Moody’s.

A taxa de perdas sobre o saldo de recebíveis de cartões de crédito subiu para 7,56%, uma alta de 11 pontos base sobre os 7,45% de janeiro. A posição ainda é considerada muito boa, diante da taxa de 11,08% verificada em fevereiro de 2010.

A elevação foi analisada como sendo um reflexo do aumento da inadimplência nas contas de cartão de crédito de consumidores em setembro. O percentual de charge-offs deve cair abaixo dos 7% no segundo trimestre deste ano, segundo expectativa dos analistas da Moody's.

Vários grandes emissores de cartão de crédito - incluindo o JPMorgan Chase & Co., Citigroup Inc. e American Express Co. – reportaram, em fevereiro, um ligeiro aumento nas taxas de charge-offs, o que não foi inesperado, considerando-se o aumento da inadimplência relatado em suas contas do terceiro trimestre do ano passado.

A inadimplência tem decrescido, indicando que o percentual de perdas também deve continuar melhorando. Nenhum dos dados levantados pela Moody’s indica que deva haver uma reversão da tendência, com o índice de charge-offs voltando a subir.

A taxa de inadimplência em fevereiro (contas com mais de 30 dias de atraso) foi de 1,02%, 41 pontos base abaixo do índice de 1,43% apurado no mesmo mês 2010. Nas contas com atraso superior a 90 dias, o percentual caiu para 2,2%, ante os 3,3% de fevereiro do ano passado.

Nenhum comentário: