24 de mar. de 2011

EMPRESAS APOSTAM EM CARTÕES SEGMENTADOS

jornal DCI 24/03/2011 - Marcelle Gutierrez

O setor de cartões no Brasil já é o quarto do mundo e o cenário é de consolidação, o que propicia o lançamento de novos produtos e a busca por diferenciados públicos, como os cartões pré-pagos e segmentados. Na última semana, as instituições MasterCard e American Express lançaram pré-pagos para turistas, e o banco Bonsucesso, cartão para aposentados e servidores públicos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número total de cartões - débito, crédito, lojas, pré-pago - em 2010 chegou a 628 milhões, com faturamento de R$ 541,8 milhões. Em 2004, o faturamento foi de R$ 158,9 milhões.

Para Álvaro Musa, presidente da Partner Conhecimento e promotor do Congresso C4, a diversificação do mercado financeiro demonstra a importância da economia brasileira. "Há 15 anos existiam no Brasil 12 milhões de cartões e agora ocupamos o 4º mercado do mundo. Este ponto de maturidade, junto com o avanço tecnológico, propicia o surgimento de novos produtos."

Outro ponto ressaltado pelo especialista é o aumento da concorrência no mercado financeiro, que gera a necessidade de atingir outros públicos, como é o caso do banco Bonsucesso, que lançou nessa quarta-feira (23) o Cartão Bonsucesso Visa Internacional para aposentados e servidores públicos de Minas Gerais. Com o novo produto, o banco tem o objetivo de conquistar entre 50 a 70 mil novos clientes com taxas de juros mais baixas, de 4,9%, prazo de pagamento de 45 dias e sem consulta ao Serasa ou SPC. "Queremos desburocratizar a operação e permitir que o cliente tenha acesso mais fácil ao crédito", explicou Frederico Penido, vice-presidente do Bonsucesso.

Ampliar o público também é o objetivo da Visa com os cartões pré-pagos. Segundo Percival Jatobá, diretor executivo de Produtos da Visa no Brasil, o brasileiro está bem servido dos tradicionais cartões. "Além da classe bancarizada, que possui conta corrente em banco e crédito facilitado, percebemos a necessidade de consumo das outras classes, como a emergente", pontuou Jatobá, que acrescentou: "No Brasil, a gente tem propriedade para falar de pré-pago, já que fomos os primeiros a lançar diversos cartões, como o Visa Vale, Visa Vale Pedágio, Gift Card e o Visa TravelMoney", diz o executivo.

O diretor da Visa também opina sobre o crescimento desse segmento no Brasil. "Posso dizer que o pré-pago cresce muito mais rápido que o crédito e débito devido a facilidade e conveniência. O consumidor faz a operação de carregar o dinheiro e pronto. A taxa de juros também não existe, pois é linha de utilização." O especialista Álvaro Musa concorda com a tendência de expansão: "Quem está no mercado acha que tem grande potencial, mas que ainda não pegou."

A MasterCard, juntamente com a empresa de pesquisas Boston Consulting Group, fez um levantamento sobre o potencial deste mercado na América Latina, que movimentou US$ 12 bilhões em 2010. "As estimativas são de que este mercado possa chegar a US$ 81 bi ao ano até 2017", disse Maurício Alves, vice-presidente de Produtos da MasterCard Brasil.

Pré-pago para turistas

Segundo dados do Banco Central do Brasil, o gasto do brasileiro no exterior aumentou 43% em janeiro de 2011, em relação ao mesmo período de 2010, de US$ 1,2 bilhão para US$ 1,7 bilhão. O crescente poder de consumo da população brasileira e os gastos em viagens atraem as empresas, que lançam cartões pré-pagos para turistas que são baseados em taxas de câmbio no momento da operação de crédito.

O professor do Inspe, Ricardo Rocha acredita no modelo por seguir a ideia das pessoas andarem com menos dinheiro. "É interessante por ser uma alternativa ao dinheiro em viagens, ajudar a manter o controle dos gastos e gera economia na transição de câmbio, já que não há pagamento de fatura como o cartão de crédito tradicional."

A MasterCard lançou, na última semana, o Mastercard Cash Passport, pré-pago com câmbio em dólar, euro ou libra. A American Express lançou nessa quarta-feira (23) o GlobalTravel Card, disponível em dólar, libra esterlina e euro pelo Itaú Unibanco. Já a Visa possui o Visa TravelMoney desde 1996, emitido pelo Banco do Brasil, Confidence, Schahin e Confidence.

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