25 de mar. de 2011

SEGURADORAS DÃO ÊNFASE PARA AUTOS

jornal Valor Econômico 25/03/2011 - Guilherme Meirelles

Agregar serviços e benefícios aos seguros contratados é a estratégia preferida das seguradoras na conquista por novos clientes. Devido ao bom momento do setor automotivo, a área de veículos é o que tem merecido maior atenção das companhias, que com isso buscam fixar mais as suas marcas junto ao mercado.

Líder no ramo de autos, com 20% do mercado (equivalente a 3,5 milhão de veículos), a Porto Seguro vai lançar um produto voltado para o público feminino, batizado como Porto Seguro Auto Mulher. As ações compreendem ainda campanhas de conscientização no trânsito, como a "Trânsito+gentil", lançada em São Paulo no fim de 2009, que será ampliada para Minas Gerais. "Nosso carro chefe é autos e vamos investir na prevenção", diz Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da empresa, que congrega também a seguradora Azul. A companhia dispõe de uma rede de centros automotivos próprios, que realizam inspeções gratuitas e fazem diagnóstico dos principais itens de segurança do veículo. A empresa vai manter um ônibus itinerante percorrendo diversas cidades com os mesmos serviços.

Outro diferencial é o cartão de crédito Porto Seguro Visa, focado na contratação de serviços de conveniência, como jardinagem, marceneiro e pedreiro. O cartão oferece parcelamento em até quatro vezes e o cliente tem desconto de 5% na compra e de 7% na renovação dos seguros.

O uso do cartão de crédito como meio de agregar benefícios é uma das novidades da SulAmérica em 2011. A empresa fechou parceria com a Credicard para 1,23 milhão de clientes de autos. Em uma próxima etapa, o cartão será ampliado para as demais carteiras. Segundo Sérgio Borriello, vice-presidente da empresa, a meta é chegar a 500 mil cartões. "Neste primeiro momento, a intenção é oferecer vantagens ao cliente de autos, como parcelamento em até seis vezes em serviços e compra de peças."

Além do cartão, a SulAmérica continuará investindo na Rádio SulAmérica Trânsito, um projeto lançado há quatro anos em São Paulo, com grande sucesso entre os motoristas, por oferecer uma programação voltada às condições de trânsito na Grande São Paulo. "A rádio é um marco na vida da SulAmérica. Antes éramos a quinta marca associada a seguro de veículos e hoje somos a segunda", diz José Carlos dos Santos Vieira, diretor de marketing. No Rio, a SulAmérica tem um projeto similar com a rádio SulAmérica Paradiso.

A Marítima, mais voltada para o mercado paulista, vai priorizar o ramo de veículos. A companhia mantém parceria com cerca de 60 prestadores de serviços por meio do Auto Clube Marítima. Segundo André Gouw, gerente de marketing, haverá aperfeiçoamentos com a criação de um sistema de pontos para troca de produtos, que deve ser expandido para áreas de vida e acidentes pessoais. A Marítima tem ainda uma parceria com a rede Wal-Mart, que permite ao segurado desconto de 5% em compras pela internet.

As ações de marketing da Bradesco Seguros irão se concentrar mais no plano institucional, buscando aliar a marca a conceitos como saúde e longevidade. A empresa prosseguir com a campanha de conscientização "Vai que...", que alerta o consumidor sobre a importância de seguros em caso de imprevistos. Entre os eventos a serem patrocinados, estão competições ciclísticas e provas de corrida e caminhada.

As políticas da Allianz estão voltadas para os esportes. A seguradora vai repetir este ano uma promoção que vai levar dois adolescentes para o centro de treinamento do Bayer München, em Munique, onde terão contato com os atletas do time, com direito a assistir uma partida no estádio Allianz Arena. Com estilo voltado para programas de afinidade com grandes redes, a Cardif não tem intenção de reforçar sua marca no mercado publicitário. " A companhia se apoia no marketing de seus parceiros", diz Adriano Romano, vice-presidente da empresa.

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