jornal Brasil Econômico 24/03/2011 - Thais Folego
Em janeiro, os brasileiros gastaram R$ 1,7 bilhão no exterior, 43% a mais que no mesmo mês em 2010, de acordo com dados do Banco Central. No ano passado inteiro, o desembolso foi de R$ 17,8 bilhões em viagens para fora do país, 38% superior que em 2009. O mercado de cartões, é claro, quer que a maior parte dessas transações seja feita eletronicamente
A Visa lançou no Brasil o seu cartão pré-pago que pode ser carregado em outras moedas, o Visa Travel Money (VTM), em 1996. Desde então, atuava sozinho neste segmento. Agora, 15 anos depois, com a valorização do real e os brasileiros abrindo a carteira no exterior, Mastercard e American Express (Amex) lançaram seus produtos.
Todos os cartões podem ser carregados em dólar americano, euro e libra. O VTM é emitido ainda em outras duas moedas pela corretora de câmbio Confidence: rand (moeda sul-africana) e peso argentino (ambos emitidos ).
A Mastercard vem se preparando sua área de pré-pagos, cujo primeiro produto é o MasterCard Cash Passport, há 12 meses. Fez parte da estratégia, a compra, no final do ano passado, da Travelex, que distribui e gerencia programas de cartões pré-pagos.
No Brasil, a Travelex tem 18 parcerias para distribuição de cartões, que têm mais de 500 pontos de venda, entre corretoras de câmbio, agências de viagem e hotéis. “Também estamos abertos a parcerias com bancos”, diz Gilberto Caldart, presidente da Mastercard no Brasil.
O cartão da Mastercard será emitido com chip, o que dá mais segurança às transações. Em países onde não há aceitação de cartão com a tecnologia, porém, a tarja será usada. O VTM também está sendo emitido com chip.
Já a estratégia da American Express é a distribuição nos grandes bancos. O cartão já está nos balcões do Itaú. A meta da bandeira é atingir um faturamento anual de R$1bilhão por ano, segundo a vice-presidente das Américas para Produtos Pré-Pagos da American Express, Rose Del Col. “Estamos fazendo investimentos globalmente em pré-pagos”, diz.
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