28 de mar. de 2011

VAREJO PREPARA-SE PARA ASCENSÃO DO SMARTPHONE

jornal Diário do Nordeste 28/03/2011 - Armando de Oliveira Lima

Com uma estimativa de alcançar a marca de 10 milhões de unidades vendidas no País, registrando um crescimento de 67,1% no Brasil em 2011, o smartphone surge como um dos principais artigos tecnológicos do mercado de telefonia móvel para este ano (superando até as vendas de computadores pessoais, com 7,1%), segundo o estudo "IDC Latin America Predictions 2011", apresentado no mês passado e que busca mostrar quais serão as principais tendências tecnológicas. E é visando esse mercado que as lojas de produtos de informática, eletrônicos e artigos importados em geral abrem espaço entre seus principais produtos e começam a se preparar para o mercado em ascensão.

Na Ibyte, por exemplo, o analista de compras, Paulo Joabne, conta que, em 2010, só dois aparelhos figuravam no menu das lojas, o que começou a mudar neste ano, quando implementaram o menu. Agora, apresentam uma variedade maior, além de as marcas já vendidas terem sido "fortificadas".

Faturamento 70% maior

Com a investida, a Ibyte espera incrementar em 70% o faturamento com o produto, "já com resultados alcançados em abril deste ano". No entanto, na avaliação do analista de compras, o perfil da loja não permitirá que os smartphones alcem a primeira posição nas vendas, por ter um foco bastante forte em materiais de informática. "Aqui, a gente tem no topo o PC, depois os notebooks e, então, as impressoras. Os smartphones ainda estão abaixo dos assessórios de informática", revelou.
O cenário é semelhante na Happy Imports, onde os eletrônicos e os aparelhos de telefonia móvel dividem espaço com perfumes e outros artigos diversos. Segundo Alice Duarte, supervisora geral das lojas, a variedade impacta nos resultados do smartphone, mas isso não significa que não haja crescimento.

Vigor do ´dual chip´

Para 2011, a Happy espera um crescimento de 40% na comercialização do produto, que ainda figura como o segundo mais vendido no setor de telefonia das lojas, atrás dos telefones com tecnologia dual chip, onde dois chips de operadoras diferentes são usados em um mesmo aparelho celular.

Na Nagem, os smartphones representaram 3% das vendas do negócio de telefonia da rede em 2009, saltando para 9% em 2010. A empresa revelou que será mais uma rede de lojas a investir no produto durante 2011 e estima um crescimento de 20% com a venda dos tecnológicos aparelhos.

Projeção

67,1 por cento deverá ser o incremento nas vendas de smartphones no País em 2011, atingindo a marca de 10 milhões de unidades vendidas. A comercialização dos aparelhos deve superar a de PCs

OPERADORAS OTIMISTAS

Internet aquece mercado

Empresas de telefonia também esperam uma expansão do segmento, com a procura por acesso à internet via celular

Entre as operadoras, o investimento em smartphones também está acentuado. Na TIM, operadora com maior atuação nesse segmento, a expectativa é de um incremento de até 50% na venda dos aparelhos até o fim deste ano. "Nossa estratégia é clara: fomentar o acesso à internet através do celular, pois acreditamos na inclusão digital por meio desses aparelhos", argumenta Eduardo Valdes, gerente executivo consumer regional do Nordeste da TIM.

Na avaliação do gerente comercial da Vivo, Fábio Vinícius Ribeiro, "o consumidor de smartphones realmente usa os recursos oferecidos pelo aparelho, transmitindo dados".

Também focando na popularização dos smartphones, a Claro aposta em menu variado de aparelhos e espera resultado semelhante ao de 2010, quando as vendas do artigo dobrou ante o ano anterior.

A Oi diz defender os "serviços diferenciados e convergentes de comunicação". Para isso, oferece planos de transferência de dados, os quais podem ser usados tanto para notebooks como para de smartphones.

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