7 de jan. de 2011

NOVA ESTRATÉGIA DE TI DA NEXXERA MIRA ENVOLVER TODA A CADEIA PRODUTIVA

portal Executivos Financeiros 07/01/2011 - Rafael Gregorio

O Grupo Nexxera acaba de lançar um novo empreendimento, a Nexxera Business, destinada a expandir aos segmentos mercantis a consolidada atuação em Tecnologia da Informação para o setor financeiro. No mercado há 18 anos e com uma carteira de clientes em torno de 400 mil, a companhia designou Luiz Gustavo Dutra, especialista em computação e marketing e ex-VP da Diveo, como sócio e vice-presidente responsável pela operação.

A estratégia, segundo Dutra, consiste em expandir a solução Ambiente Eletrônico de Negócios (AEN), já disseminada nos grandes negócios, para buscar envolver também o segmento das pequenas e médias empresas. “Para isso, oferecemos soluções como a consolidação automática de contas bancárias e a automatização da relação com fornecedores”, ele diz, adicionando que “quando você contrata o AEN, abandona processos manuais de notas fiscais e duplicatas, por exemplo, e tudo passa a ser feito através do portal”.

Para atingir o objetivo de penetração no segmento mercantil, a empresa aposta em soluções ao encontro das tendências mundiais de cloud computing e real time. “Hoje, nosso portal permite que os bancos tenham uma visibilidade do ambiente de negócios e das demandas das usuárias do serviço”, afirma Dutra. Segundo ele, o AEN, associado à marca Visibility, permite às empresas amarrar fornecedores e clientes em uma só cadeia digital. Disto decorrem benefícios como atendimento a pedidos fora do comum, ou no caso dos bancos, a visão do faturamento futuro dos clientes, “permitindo o trunfo de se anteciparem com opções de financiamento”, diz o VP.

Hubs, spokes e economia sustentável

Segundo Dutra, o desafio divide-se em atrair grandes grupos agregadores de cadeias produtivas – os hubs –, que por sua vez atraem para o sistema seus fornecedores, os spokes. “Já temos 300 mil empresas ligadas como spoke, e nosso foco é trazer mais hubs. Como a Basf, ou um grande supermercado”, afirma. Segundo ele, na rotina de um fabricante, o AEN pode ser determinante para aperfeiçoar processos e reduzir custos, descartando o trabalho de acessar múltiplos portais de clientes e fornecedores para emitir faturas e notas fiscais, cujas rotinas demandam grande capital humano.

A economia extrapolaria o nível material. “Através do Instituto Nexxera, ajudamos crianças carentes e agimos para a sustentabilidade. Quanto menos papel, menos árvores”, afirma Dutra. O serviço do Grupo disponibiliza aos clientes um “contador de árvores”, que quantifica a economia gerada em gastos como papel e energia.

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