portal TI Inside 16/03/2012 - Guilherme Sorgine
A Visa atua em duas frentes para capitalizar o enorme
potencial do mercado de m-payments do Brasil, tendo em vista os grandes eventos
que serão realizados no país nos próximos anos. As apostas da empresa são duas:
por um lado, o lançamento do Visa PayWave, solução de pagamentos por
proximidade, através de smartphones equipados com tecnologia NFC; por outro, a
ampliação do mercado de recargas de celulares pré-pagos e micropagamentos.
A implementação da tecnologia NFC no Brasil é o ponto
culminante de um mapa de trabalho que já vem sendo implementado pela empresa
que começou com a adoção de cartões de tarja, evoluiu para os cartões com chip
e senha (que já são mais de 100 milhões no Brasil) e chega hoje no sistema de
compras por tecnologia de contato, o qual está sendo chamado comercialmente
pela empresa de Visa PayWave. O novo sistema leva, na prática, o cartão de
crédito para dentro do smartphone do usuário. Para pagar suas compras, o
consumidor apenas aproximará o seu smartphone equipado com NFC de máquinas de
pagamento adaptadas a essa tecnologia, com o valor da compra sendo debitado
diretamente de sua fatura de cartão de crédito. Para os usuários mais
tradicionais, haverá também a opção de utilizar o NFC por meio de um cartão
similar àqueles de crédito atualmente existentes que poderá ser passado (tal
qual um crachá de acesso) em qualquer máquina equipada com a tecnologia de
contato.
A empresa vem trabalhando desde 2008 na implementação dessa
tecnologia, que envolve o trabalho conjunto com bancos, fabricantes, operadoras
de telecomunicação e lojistas. Segundo Marcelo Sarralha, diretor de produtos da
Visa no Brasil, o projeto vem progredindo rapidamente, e dentro de um a dois
anos a tecnologia já deve estar em plena operação. Segundo o executivo, há mais
de quatro bancos prontos para operar com NFC. Do lado das fabricantes, empresas
como a RIM já comercializam modelos equipados com a tecnologia (como os novos
BlackBerry Curve e Bold). O maior desafio parece residir na instalação de
máquinas nos estabelcimentos comerciais, trabalho custoso e demorado, mas que o
diretor garante que deve estar concluído entre um e dois anos. Um dos maiores
objetivos desse trabalho é dotar o país de infra-estrutura de consumo para
atender aos milhares de turistas esperados para a Copa do Mundo de 2014 e para
as Olimpíadas de 2016, ambos os eventos patrocinadas pela Visa.
No que diz respeito à adaptação dos celulares a essa nova
tecnologia, a Visa aposta suas fichas em duas possibilidades. Uma primeira
seria a compra de smartphones já equipados de fábrica com NFC. Um segundo meio
seria o uso de um cartão microSD com NFC embutido (o que tornaria qualquer
smartphone com entrada para microSD capaz de utilizar os serviços). Para a
primeira opção, será necessário também trocar os SIMcards por uma versão com um
elemento seguro. De acordo com Sarralha, fabricantes locais de chips estão
preparados para produzi-los e alguns modelos já até foram homologados por
operadoras brasileiras.
Uma outra característica interessante do novo produto é sua
interoperabilidade com a rede Visa em todo o mundo. Dessa forma, o brasileiro
portador de celular equipado com NFC poderá usá-lo para comprar pelo sistema em
qualquer país onde haja máquinas capazes de suportar a tecnologia.
Recargas
O segundo alvo da Visa no ramo de pagamentos móveis é o
mercado de recarga de celulares pré-pagos e micropagamentos móveis. Atualmente,
estima-se em 200 milhões o número de celulares pré-pagos existentes no Brasil,
originando um mercado total de recargas que movimentou aproximadamente R$ 27
bilhões no país em 2010. Contudo, hoje em dia, apenas 7% das recargas de
celulares são feitas com cartão de crédito, havendo, segundo Sarralha, enorme potencial
para crescimento nesse mercado.
Atualmente, o portador que deseja recarregar seu pré-pago
remotamente pode fazê-lo via celular, vindo o valor debitado na sua conta de
cartão de crédito. Mas a empresa planeja disponibilizar uma segunda forma de
recarga remota, em que a compra será feita pelo cartão de crédito via internet.
Esse é um sistema que vem sendo desenvolvido pela Visa em parceria com as
operadoras de telefonia móvel - Claro, Oi, TIM e Vivo - e mais de 20
instituições financeiras, e que já se encontra em fase final de testes, devendo
estar em breve disponível como opção ao consumidor.
Estabelecida essa tecnologia para o serviço de recargas
pré-pagas, a empresa aposta em sua ampliação para abarcar o consumo de outros
bens: além de créditos telefônicos, o usuário poderá usar o seu celular para
comprar toda uma série de produtos, que podem ir desde simples wallpapers até
vídeos e músicas em formato mp3, ou mesmo para o pagamento de serviços, tudo
com o billing sendo feito na própria conta de cartão de crédito do usuário.
“Esse é um sistema que vai revolucionar o mercado de compras no Brasil”, aposta
Serralha.
Um comentário:
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