jornal Valor Econômico 16/02/2012 - Cibelle Bouças
As operadoras de telefonia móvel que atuam no Brasil poderão
desenvolver novos serviços associados ao envio de mensagens de texto (SMS),
como estratégia para elevar a receita com serviços de valor adicionado. A
avaliação foi feita por Humberto Perissé, diretor da Quanti Pesquisa de
Mercado.
"Esses serviços tendem a apresentar uma desaceleração
neste ano, o que obrigará as operadoras a encontrar outras formas de elevar a
receita", afirmou Perissé. A décima edição do estudo Monitor Acision de
VAS Móvel (Mavam), realizado pelas consultorias Acision Innovation Assured,
Quanti e Convergencia Research, indicou que o envio de SMS no país triplicou em
um ano, alcançando a marca de 14,1 bilhões de mensagens no terceiro trimestre
de 2011 ante o mesmo período do ano anterior. O estudo ouviu 1.493 usuários de
celular de todo o país.
Em receita, as operadoras registraram um incremento de 14%
com a venda do serviço em relação ao mesmo período do ano anterior,
movimentando R$ 964 milhões. O SMS representou 37,1% da receita obtida pelas
operadoras com serviços de valor adicionado (SVA) e foi o segundo mais adotado
no país em receita, depois da internet móvel. Os serviços de valor adicionado
no período tiveram aumento de 36% e somaram R$ 2,6 bilhões. A internet móvel,
por sua vez, apresentou uma expansão de 64%, para R$ 1,4 bilhão.
Apesar de haver triplicado no prazo de 12 meses, as vendas
de SMS apresentaram desaceleração quando se compara um trimestre com o
intervalo imediatamente anterior. No primeiro trimestre de 2011, houve expansão
de 27% comparado ao quarto trimestre de 2010. O nível de crescimento encolheu
para 23% no segundo trimestre e para 8% no último intervalo verificado.
O fato de o SMS ser usado por 89% dos brasileiros é apontado
como outro indicativo de que o serviço tende a crescer pouco em demanda nos
próximos anos. Durante a realização da pesquisa, as consultorias perguntaram
aos entrevistados se haveria interesse em pagar por alguns serviços de
personalização de SMS.
Entre os entrevistados, 44% demonstraram interesse em pagar
por um serviço de lembretes de compromissos por SMS. Os serviços de
encaminhamento automático de SMS para o correio eletrônico, reenvio automático
de mensagens para outros dispositivos e arquivamento de SMS na internet geraram
interesse para 43% dos entrevistados.
Uma parcela dos usuários de celular também demonstrou
interesse em serviços como encaminhamento de mensagens para outro celular (39%
do total), criação de listas de celulares para envio de SMS coletivos (37%),
criação de listas de números para bloquear o recebimento de mensagens (35%),
entre outros.
De acordo com o levantamento, os usuários de celular estão
dispostos a pagar valores entre R$ 3,10 e R$ 5,10 por cada um desses serviços.
"Algumas operadoras já realizam testes internos e a perspectiva é que esse
tipo de serviço seja lançado no Brasil a partir do segundo trimestre",
afirmou Vancrei Oliveira, vice-presidente para América Latina da Acision.
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