portal Executivos Financeiros 13/03/2012
Na era do pagamento digital, os bancos ainda levam vantagem
sobre os novos players no que diz respeito a confiança do consumidor. Em um
levantamento da AlixParterns LLP, 70% responderam que confiam na segurança de
suas informações pessoais "extremamente bem" ou "muito bem"
quando estão no ambiente das instituições fiananceiras.
Enquanto estão usando uma carteira digital, 74% disseram que
preferem usar o banco como provedor. Outros 23% preferiram o PayPay e 15%
optaram pelo Google.
De acordo com o estudo The Mobile Shopping Revolution,
satisfazer as expectativas do consumidores indo ao encontro de suas
necessidades de compras e pagamentos rápidos será imperativo para os serviços
financeiros que quiserem estar a frente dos concorrentes na corrida pela
carteira digital.
Os consumidores estão aumentando o uso de dispositivos
móveis em consonância com a carteira digital. Conforme o estudo, 25% dos
consumidores com um dispositivo móvel estão atentos ao conceito de carteira
digital. O público mais interessado tem entre 26 e 44 anos. Nessa faixa etária,
o pagamento digital por dispositivo móvel é conhecido de mais de 30% dos
entrevistados.
O interesse do consumidor no conceito de pagamento com
carteira digital continuará crescendo assim como os dispositivos móveis irão
ganhar mais importância entre os consumidores, além de impulsionar suas
decisões, acrescentou o estudo.
Nesse cenário, bancos e outros provedores de serviços
financeiros estão bem posicionados para atender uma oferta de carteira digital,
assim como os consumidores estão aptos a discernir entre bancos e outros
provedores como firmas digitais quando são confiáveis.
Quando os consumidores foram questionados sobre qual meio
seria mais apropriado para usar a carteira digital, 74% apontaram os bancos, em
comparação com 23% para o PayPal e 15% para o Google.
Pela pesquisa, 70% dos consumidores consideram o banco o
ambiente mais seguro para guardar suas informações pessoais "extremamente
bem" ou "muito bem". Enquanto isso, outros canais de vendas
ficaram com 29%. Google e Apple ficaram com 26%; e Facebook, com 15%.
Considerando ainda a segurança de informações pessoais,
apenas 3% dos consumidores afirmou não confiar nos bancos. No entanto, 26%
disseram não confiar no Facebook; 15% afirmaram não confiar na Apple; 14%, no
Google; e 10%, em outros canais de vendas.
Reforça a credibilidade dos bancos junto ao consumidor,
outro dado: 56% dos consumidores acreditam que o banco usa "sempre"
ou "geralmente" as informações pessoais da melhor forma possível,
enquanto outros canais de vendas ficam com 30%, Google com 27%, Apple com 25%,
e Facebook com 19%.
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